Sem categoria

PC da Índia (Marxista): Desapoiar governo foi correto

O Partido Comunista da Índia (Marxista) avaliou nesta segunda-feira (22) que sua decisão de retirar o apoio ao governo da Aliança Progressista Unida (UPA, na sigla em inglês), por causa do acordo nuclear assinado pela Índia com os Estados Unidos, foi u

O secretário-geral do PCI(M), Prakash Karat, após análise realizada pelo partido sobre os resultados das eleições, afirmou que o povo do país rejeitou, na verdade, o Bharatiya Janata Party, o que trouxe grandes benefícios ao Partido do Congresso no pleito.



Entretanto, Karat concorda que houve algum erro na administração do governo, de regiões e municípios no estado de Bengala Ocidental. Admitiu que algumas tendências erradas na organização do partido, desunião entre a liderança partidária e acusações contra o ex-governador de Kerala são os fatores principais da derrota eleitoral sofrida pelo partido no Estado.



Ao mesmo tempo, criticou a atitude assumida pelo governo da Índia, que baniu o Partido Comunista da Índia (Maoísta), afirmando que “tomar tal medida não serve a nenhum propósito”.



O governo baniu nesta segunda-feira (22) o PCI Maoísta, usando a Lei de Atividades Ilegais para colocar a organização na ilegalidade, qualificada pelo governo como “organização terrorista”. 



Segundo a mídia indiana, a decisão foi tomada por membros de “alto nível” do governo. O PCI (Maoísta) é uma organização criada em 2004, que reúne militantes do antigo Partido Comunista da Índia (Marxista-Leninista) – Guerra Popular e os militantes do Centro Comunista Maoísta da Índia.