Sem categoria

PT terá comissão para definir candidatura a governo de SP

Lideranças do PT reuniram-se entre a manhã e o início da tarde desta segunda-feira em São Paulo, para contornar as divergências criadas entre membros da bancada federal, que sugeriram a candidatura de Ciro Gomes (PSB) ao governo do Estado de São Paulo

Ainda de acordo com o presidente do PT paulista, esta comissão será formada pelo líder do PT na Assembleia, Rui Falcão, pelo líder na Câmara dos Deputados, Cândido Vacarezza, pelo líder do partido no Senado, Aloízio Mercadante, e por ele próprio.



Ainda será chamado o presidente do partido, Ricardo Berzoini, para integrar o grupo. “Vamos discutir tática eleitoral, definir um programa de governo e construir um calendário junto aos partidos aliados para 2010”, disse Edinho.



Quando os parlamentares deixaram a reunião, o discurso foi de conciliação e de defesa de uma postura homogênea. O deputado federal José Mentor disse que o objetivo é a construção do “melhor palanque eleitoral possível” para a candidatura da atual ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República.



Ainda de acordo com ele, este foi apenas o primeiro dia de discussões em torno da candidatura do partido ao governo do Estado. Ele citou como nomes fortes o do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, o do prefeito de Osasco, Emídio Perondi, o da ex-ministra do Turismo Marta Suplicy e o do senador Eduardo Suplicy como possíveis opções para a candidatura ao governo de São Paulo em 2010.



O senador Aloízio Mercadante evitou definir se prefere a candidatura própria ou o apoio a uma chapa encabeçada por um partido aliado. “Pode ser uma solução (candidatura de partido aliado), mas antes dessa solução temos que trabalhar outras”, disse.



O deputado federal Cândido Vacarezza negou ter sido ele a ventilar o nome de Ciro Gomes para São Paulo, mas admitiu uma candidatura de outro partido. “Não podemos ser arrogantes de desqualificar nomes de outros partidos aliados”, disse Vacarezza.



Fonte: Terra