Sem categoria

Relações raciais em debate: 2a Conferência Nacional

Nesta quinta-feira (25) começa em Brasília a 2a Conferência Nacional de Igualdade Racial (CONAPIR), que reunirá cerca de 1.500 pessoas de todo o Brasil até domingo (28) para discussões sobre as políticas para um país mais justo sob o ponto de vista das

Nos painéis e grupos de trabalho, o Poder Público e os movimentos sociais vão debater temas que vão desde a titulação de terras quilombolas até as cotas no ensino superior, passando pelo respeito às religiões de matrizes africanas, programas de saúde específicos para a população negra e o combate ao racismo institucional.
 


As demandas específicas dos povos indígenas e de etnia cigana também serão debatidas no evento, que tem seis eixos centrais: Terra; Educação; Trabalho e Renda; Segurança e Justiça; Saúde e Políticas Internacionais.
 


Os delegados, eleitos em etapas municipais, regionais, estaduais e também na Plenária Nacional de Comunidades Tradicionais, estarão reunidos diariamente entre 9 e 18 horas para aprofundar o debate em torno das propostas encaminhadas à Comissão Organizadora, atualmente em fase de sistematização. O relatório final da Conferência Nacional será apresentado e votado na plenária final, na tarde do dia 28.



Na mídia



A partir desta segunda-feira (22), a TV NBR e o programa de rádio A Voz do Brasil exibirão uma série de três reportagens sobre a 2a CONAPIR, abordando os avanços, os desafios e as perspectivas da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial. 



As reportagens serão veiculadas no telejornal NBR Notícias (às 12h30 e 19h30) e às 19h no programa A Voz do Brasil.



A TV NBR é a TV do Governo Federal, podendo ser captada por cabo (SKY e NET) ou por antena parabólica. Assim como a Voz do Brasil, que tem os primeiros 25 minutos reservados às informações do Poder Executivo, ambos os programas jornalísticos são produzidos pela Diretoria de Serviços da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que apoia o evento. A EBC Serviços também fará cobertura especial durante a Conferência.



De Brasília
Com informações da SEPPIR