Sai lista dos premiados do maior festival de vídeo ambiental da América latina
Finalizou neste domingo (21/06) o maior festival de vídeo ambiental da América latina, a 11º edição do FICA que ocorre na cidade histórica de Goiás. O documentário Corumbiara, de Vincent Carelli foi o grande vencedor. Veja a lista completa dos premiados a
Publicado 22/06/2009 14:31 | Editado 04/03/2020 16:44
A 11ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), aconteceu de 16 a 21 de junho de 2009, na Cidade de Goiás e registrou recorde de obras: 556 de 47 países. O Fica exibe e seleciona as melhores produções de documentários, ficção e animação dentro da temática do meio ambiente.
O documentário Corumbiara, de Vincent Carelli foi o grande vencedor e recebeu o Troféu Cora Coralina, mais uma premiação de R$ 50 mil.
O filme fala sobre o massacre de um grupo de índios isolados na Gleba Corumbiara, , em Rondônia. Começou a ser filmado na década de 1980, mas a história foi desacredita, em 1995, o diretor volta a aldeia e mostra o que restou dela: abandono e isolamento dos índios.
O Festival é realizado todos os anos na histórica cidade de Goiás, antiga capital do Estado e Patrimônio Cultural da Humanidade.
Segundo a organização do FICA, este Festival está consolidado em um dos maiores do mundo nesta importante temática. Além da mostra competitiva, este ano o diferencial foi o debate sobre o meio ambiente com as participações de especialistas como: Eric Davidson, pesquisador da NASA, responsável pelo Experimento de Larga Escala da Biosfera – Atmosfera da Amazônia, e Andrea Cattaneo, idealizador do REED – Redução de Emissões para o Desmatamento e a Degradação (princípio que será discutido em Copenhague, no acordo pós-Kyoto que propõe compensações financeiras aos países que reduzirem suas emissões de carbono), entre outras personalidades da área.
Paralelamente aconteceram diversas outras atividades culturais, tais como: apresentações musicais, de dança, oficinas, cursos, mesas-redondas e debates. Alem do Festival dos Festivais, resultado de uma parceria entre seis festivais de cinema ambiental no mundo, que indicaram filmes premiados em suas competições para esta mostra.
Na categoria melhor longa-metragem, o norte-americano Uma Mudança no Mar, de Barbara Ettinger, foi o vencedor. Com imagens captadas em mares do mundo inteiro, o documentário mostra o fenômeno da acidificação dos oceanos, provocado pelo aquecimento global.
O curta-metragem Mar de Dentro, de Paschoal Samora, emocionou a platéia e os jurados com histórias de pescadores e levou o prêmio de R$ 25 mil da categoria.
O documentário Kalunga, de Luiz Elias e Pedro Nabuco, que levou às telas a história do maior território quilombola do país, no norte de Goiás, ganhou o troféu do júri popular.
Lista completa dos vencedores do 11° Fica
Maior destaque do festival
Corumbiara, de Vincent Carelli, 2009
Melhor longa-metragem
Uma Mudança no Mar, de Barbara Ettinger, Estados Unidos, 2009
Melhor curta-metragem
Mar de Dentro, de Paschoal Samora, Brasil, 2008
Melhor média-metragem
Arrakis, de Andrea di Nardo, Itália, 2008
Melhor série televisiva
Por Trás do Mundo, de Jakob Gottschau, Dinamarca , 2008
Prêmio especial do júri
Kalunga, de Luiz Elias e Pedro Nabuco, Brasil, 2009
Troféu Imprensa
A Árvore da Música, de Otávio Juliano, Brasil, 2009
Melhor produção goiana
Ressignificar, de Sara Vitória, Brasil, 2009
A Última Mordida, de Ângelo Lima, Brasil, 2009
Menções honrosas
Sem Grandes Problemas, de Yacine Sersar, França, 2008;
Bode Rei, Cabra Rainha, de Helena Tassara, Brasil, 2008;
Morrendo em Abundância, de Yorgos Avgeropoulos, Grécia, 2008.
De Goiânia,
Eliz Brandão