Universidades buscam parcerias com o Ministério do Esporte

A política de difusão e de inclusão social através do esporte, desenvolvida pelo Ministério do Esporte, tem chamado a atenção de gestores universitários em todo o país. Só nos últimos dias 17 e 18, o secretário executivo Wadson Ribeiro, no exercício inter

O assunto em comum nas audiências foi o interesse dos professores em firmar parcerias que possibilitem estrutura para atividades de extensão, incentivo aos atletas universitários e garantam a pesquisa acadêmica ligada ao esporte.


 


Para Ribeiro, as visitas são interessantes e podem abrir novas perspectivas dentro dos projetos já existentes. Ele acredita que a participação das universidades pode contribuir muito na ampliação e otimização dos programas e projetos em curso.


 


Além de infraestrutura para a prática de atividades esportivas, outros programas podem ser feitos através de convênios, como por exemplo, o Segundo Tempo Universitário. Em fase de experiência o programa piloto vem sendo executado desde o início do ano em parceria com algumas universidades, entre elas a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


 


Outra opção são os Centros de Excelência Esportiva (Cenesp). A Rede Cenesp é composta por centros de desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica na área do esporte, treinamento e aperfeiçoamento de atletas, e têm como objetivo detectar, selecionar e desenvolver talentos esportivos, especialmente nas modalidades olímpicas e paraolímpicas.
Há ainda a rede de Centros de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e de Lazer (Cedes), que é uma ação programática, gerenciada pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer. Seu objetivo, entre outros, é transmitir conhecimentos voltados para a avaliação e o aperfeiçoamento da gestão de políticas públicas de esporte e de lazer através de núcleos espalhados por instituições de ensino superior em todo o país.


 


Outras informações sobre os programas, dados sobre universidades participantes e orientações para propor convênios estão disponíveis no portal do Ministério do Esporte.


 



Ana Cristina Santos
Foto:Francisco Medeiros