Lançado livro só com textos inéditos de Fernando Pessoa
Vários textos inéditos do poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) foram reunidos em uma coleção, que foi apresentada nesta quinta-feira (25), em Lisboa por seu organizador — o colombiano Jerónimo Pizarro. Com o título Fernando Pessoa — O Guardador
Publicado 25/06/2009 14:13
“Chegamos a cada documento de maneiras diferentes. Unimos o que fisicamente estava disperso”, explicou o investigador colombiano, considerado um dos maiores especialista na obra de Pessoa. Dos novos textos, destaca-se um sobre o encontro entre o literato português e o ocultista inglês Aleister Crowley (1875-1947).
O organizador do livro também destacou uma dissertação do poeta sobre o fenômeno religioso do santuário luso de Fátima, onde milhares de católicos se reúnem desde o início do século 20, para celebrar as aparições de Nossa Senhora. Para Jerónimo Pizarro, “Pessoa representa um universo plural. Tem tamanha variedade de estilos que é difícil se cansar de suas obras”, afirmou e se lamentou que, apesar de haver escrito em português, francês e inglês, seus trabalhos ficaram famosos tarde, fora de Portugal.
Pessoa, uma das figuras mais destacadas da literatura portuguesa, tem uma extensa obra que foi motivo de várias polêmicas, entre elas o leilão de seus documentos, realizado em novembro em Lisboa e na qual herdeiros e o Estado pediram os direitos sob suas obras. O fato de escrever em três línguas, segundo Pizarro, faz de Pessoa, o único escritor a “desafiar” a literatura nacional.
O poeta — que dominava o inglês por ter passado boa parte de sua juventude na África do Sul, onde seu padrasto foi diplomata — escreveu grande parte de suas obras assinando com pseudônimos diferentes. Entres suas obras, publicou o livro de poemas Mensagem (1934) e o romance O Livro do Desassossego, o mais popular e reconhecido, que ficou famoso anos depois de seu falecimento, no dia 30 de novembro de 1935.