Alba muda de nome e melhora sua estrutura
O presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou, na última quinta-feira (25), a mudança no primeiro nome do bloco regional Alba, que deixou de ser 'Alternativa' para tornar-se 'Aliança' Bolivariana para os Povos de Nossa América. Segundo ele, a mudança é
Publicado 26/06/2009 13:13
Para Chávez, a variação no nome do organismo não é uma questão semântica, mas de sentido, uma vez que o bloco teria passado de 'proposta teórica a plataforma política, territorial, geopolítica e de poder'.
A resolução do encontro expressa a consolidação do grupo como aliança política, social e econômica em defesa da independência, da soberania, da autodeterminação, da identidade e dos interesses dos povos frente às tentativas de dominação.
Na cúpula realizada até ontem, a Alba criou seus conselhos político, econômico e social e adiantou os preparativos para estabelecer uma secretaria permanente. Além de definir um Conselho Ministrerial para Programas Sociais, também se acordou o compromisso de consolidação de uma Zona de Complementação Econômica.
Outra decisão foi a convocação para que os comitês do Sistema Único de Compensação Regional (Sucre) continuem avançando para que, na próxima cúpula, se firme o tratado constitutivo deste mecanismo. Também se instruiu a criação, em 60 dias, de um grupo de trabalho sobre Direito internacional, autodereminação, respeito à soberania e direitos humanos, e a criação de um Conselho Ministerial de Mulheres.
Foram ainda subscritos um convênio de reconhecimento de títulos ou diplomas de Educação Superior e acordos que abarcam projetos de telemedicina, tele-educação, telefonia ruaral, integração energética, além da criação de um grupo de trabalho para a revisão da doutrina sobre propriedade industrial.
Com Granma