Lula Morais critica ação de partidos para inviabilizar CPI da Aneel na Câmara

O deputado Lula Morais (PCdoB) criticou nesta quinta-feira (25/06), na Assembléia Legislativa, a iniciativa do PT, PMDB, PR, PTB, PSDB, DEM e PPS, de solicitarem à Câmara dos Deputados a retirada das indicações de seus membros para comporem a Comissão Par

Segundo Lula, o líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP), explicou que os líderes partidários chegaram a conclusão de que a CPI não tem fato determinado. Para o parlamentar, há uma contradição na decisão, porque eles admitem que a política tarifária tenha problemas, mas afirmam que a comissão não é o instrumento adequado neste momento. Com a retirada dos integrantes, o funcionamento da CPI ficou inviabilizado.


 


O deputado questionou o fato de a tarifa média de energia elétrica no Brasil ser maior do que a dos sete países mais desenvolvidos do mundo, uma vez que “nós temos o maior parque de energia barata do planeta”. Lula informou que quando foi criada, no ano passado, pelo deputado Eduardo da Fonte (PP/PE), o requerimento para instalação da CPI obteve 293 assinaturas.


 


Em aparte, o deputado Guaracy Aguiar (PMDB) ressaltou que tudo precisa ser apurado, mas que não se pode esquecer a origem do problema, ou seja, a formulação do contrato. Já Fernando Hugo (PSDB) se consorciou ao discurso de Lula Morais, salientando que a ação parlamentar que o comunista vem desenvolvendo na CPI instalada aqui na AL, para também investigar o aumento da tarifa de energia elétrica, é uma ação cidadã.



Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL