Mantega acerta encontro com Geithner para discutir a crise
A convite do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, embarca na próxima terça-feira para Washington para uma reunião reservada com o representante norte-americano.
Publicado 26/06/2009 13:03
No encontro, acertado de última hora, Geithner e Mantega vão discutir saídas para a crise financeira, regulação financeira e reforma dos organismos multilaterais. Desde a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Mantega e Geithner só tinham mantido encontros rápidos durante reuniões de cúpula do G-20.
Agora, segundo assessores do Ministério da Fazenda, surgiu uma brecha na agenda dos dois para uma aproximação mais estreita, que permita uma discussão mais profunda da pauta bilateral do Brasil e dos Estados Unidos. O encontro está marcado para a quarta-feira. Depois, Mantega retorna ao Brasil.
Reforma
O ministro tem particular interesse nas discussões sobre reforma do FMI que garanta maior espaço para os países emergentes. Essa é uma agenda prioritária na agenda internacional do Ministério da Fazenda. O ministro também vem defendendo medidas para ampliação do crédito internacional de comércio para os países menos desenvolvidos.
Geithner também defendeu uma reforma mais profunda que dê mais influência aos principais mercados emergentes. Segundo ele, o organismo multilateral deveria refletir melhor a realidade da economia mundial. Na semana passada, Barack Obama apresentou seu plano de reforma financeira.
Com agências