São Raimundo Nonato ganha aeroporto internacional
O projeto do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato contempla todas as regras técnicas e de segurança exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) à medida da evolução de seu cronograma, assim como acontece em qualquer obra de engenharia
Publicado 01/07/2009 09:28 | Editado 04/03/2020 17:02
A parte da pista daquele sistema aeroportuário que já foi concluída obedece os padrões da moderna aviação, afirmação esta proferida pelo coronel Boa Vista, engenheiro e responsável pelo arcabouço técnico da construção.
“O Aeroporto de São Raimundo Nonato já conta com uma pista que está dentro das novas regras da Anac, instituídas depois do acidente em Congonhas (SP). Tudo foi incluído no projeto, mostrando assim que a Agência não teria motivo para desautorizar de imediato o pouso das aeronaves solicitadas pelo governo”, afirma o engenheiro.
Além da pista de pousos e decolagens, o pátio de aeronaves e a sinalização vertical e horizontal que permite pousos diurnos e noturnos já estão aptas à operação. Com as garantias necessárias de segurança para estes procedimentos aéreos, a Anac, através da Portaria nº 969 de 22 de junho de 2009, registrou a pista do aeorporto, liberando-a para uso por 5 anos.
O projeto completo do aeroporto engloba pista de 45 metros de largura, com capacidade para receber o peso de aeronaves de grande porte; estação metereológica; estação de passageiros que terá o formato de uma capivara, aproveitando a temática faunística e histórica regional; todo o sistema de drenagem; sinalização; pátio de aeronaves e todas as características de um grande aeroporto. O controle de chegada e saída de aeronaves será feito pela empresa Esaero Soluções Aeronáuticas, companhia especializada nestes procedimentos da aviação civil.