Esporte pode mudar a realidade da juventude em Canoas

Foi lançado nesta quinta-feira, 02, na cidade de Canoas, o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) do Ministério do Esporte. O programa irá incluir 2800 jovens em situação de vulnerabilidade social em atividades esportivas, culturais e de lazer.

A deputada Manuela dÁvila, que também é Presidente da Frente Parlamentar do Esporte na Câmara, acompanhou o lançamento que ocorreu no Complexo Esportivo da Ulbra e contou com a presença do Ministro do Esporte Orlando Silva; o Prefeito Jairo Jorge; o Secretário Extraodinário da Copa no Estado, Paulo Odone, além de deputados e autoridades.


 


O PELC mantém convênio com Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), do Ministério da Justiça, e a união dos programas do Governo Federal tem a finalidade de intervir nos índices de criminalidade em áreas com alto grau de violência. Em Canoas, ao todo serão sete núcleos, divididos entre escolas e centros sociais que irão receber recursos dos Ministérios do Esporte e da Justiça, além da Prefeitura Municipal para aplicar o Programa. Guajuviras e Mathias Velho, conhecidos como bairros mais violentos de Canoas, terão prioridade para iniciar as atividades na cidade.


 


Para a deputada Manuela d´Ávila, “incluir a juventude em atividades esportivas e culturais é a forma  mais eficiente  de afastá-los de uma realidade violenta na qual estão inseridos”. Manuela ainda afirmou que a aplicação do PELC e a possibilidade de Canoas ser uma sub-sede da Copa do Mundo em 2014, pode mudar principalmente a realidade da juventude da cidade.


 


Além do lançamento do PELC, o Ministro Orlando Silva conheceu a estrutura do Complexo Esportivo da Ulbra – que compreende um estádio com capacidade para 10 mil pessoas, ginásios cobertos, piscina e departamento médico. O Ministro elogiou a estrutura da Universidade e se comprometeu a ser um aliado para que Canoas confirme sua posição de subsede da Copa de 2014. 


 


FONTE: www.manuela.org.br