Lançamentos e debates marcam 100ª edição de 'Princípios'
Cem edições e 28 anos depois, a revista Princípios nunca esteve tão alastrada pelo Brasil. Lançada oficialmente em São Paulo, na noite de 25 de abril, a histórica centésima edição percorreu as cinco regiões do país, teve outros dez grandes lançam
Publicado 03/07/2009 16:52
“A centésima edição teve grande receptividade e uma visibilidade de fato maior”, atesta o médico e mestre em Economia Sérgio Barroso. Em nome do conselho editorial de Princípios, Barroso representou a revista em quatro lançamentos estaduais. Em Rio Branco (AC), no auditório da Biblioteca da Floresta, palestrou e apresentou a edição para quase 200 pessoas. Já no Recife, participou de um concorrido debate — que reuniu também o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Carlos Calado, e a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos (PCdoB). “No Paraná e no Acre, os lançamentos chegaram a ser divulgados até por emissoras de TV”, diz.
Numa visão mais geral, Barroso avalia que, ao longo do tempo, a revista ocupou “papel de frente e ajudou a construir opinião em cada fase da luta de ideias”. Dessas etapas, segundo ele, três merecem destaque. “Primeiro, Princípios combateu a ditadura militar (1964-1985), em defesa da volta da democracia. Segundo, denunciou desde o começo que o Brasil fora tomado de assalto pelo neoliberalismo. Agora, nessa terceira fase, a revista se debruça mais sobre o governo Lula e defende abertamente um projeto de desenvolvimento nacional.”
Um dos méritos sempre marcantes de Princípios é a colaboração de autoridades e intelectuais das mais diversas correntes de opinião. A revista já publicou nada menos que 1.584 textos de 485 colaboradores. Na edição de número 100, esse trunfo está particularmente evidenciado. Há colaborações dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e de Cuba, Raúl Castro, dos economistas Luiz Gonzaga Belluzzo e Marcio Pochmann, do escritor Ariano Suassuna, do reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, entre outros autores.
A crise como tema atual
Na maioria dos 11 lançamentos estaduais, um ato político foi seguido por um debate sobre a crise do capitalismo ― tema central da 100ª edição. Uma exceção foi Porto Alegre, onde houve debate na UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) sobre o papel da revista na luta de ideias como também o coquetel de lançamento na livraria gaúcha Palavraria. Nos dois eventos, Princípios foi representada pelo historiador Augusto Buonicore, que integra seu conselho editorial.
Buonicore participou ainda dos lançamentos em Fortaleza (CE) e em Teresina (PI). A seu ver, os eventos ajudaram a divulgar Princípios, especialmente entre a intelectualidade acadêmica. “Alguns desses lançamentos tiveram boa participação de professores”, frisa o historiador. “O destaque foi o Piauí, onde tivemos o lançamento das teses do 12º Congresso do PCdoB no auditório da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e depois o lançamento da revista na UFPI (Universidade Federal do Piauí).”
Para Buonicore, também sobressaiu o lançamento em Fortaleza, que, segundo ele, teve uma “programação mais intensa”. Além de conceder entrevistas a emissoras de rádio e TV, ele visitou a diretoria do Banco do Nordeste, a Sociedade dos Poetas Vivos e a Reitoria da UFC (Universidade Federal do Ceará). Por fim, participou do lançamento da revista no auditório da UFC, onde ocorreu ainda um debate sobre a crise do capitalismo, com a participação, ainda, do professor Jawdat Abu-El-Haj e do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).
Outros lançamentos
A centésima edição de Princípios também foi lançada em Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ). Porto Velho (RO) e Brasília (DF). O lançamento na Câmara Federal, em 13 de maio, contou com a presença do presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), e apresentação do deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo (PCdoB-SP), um dos mais expressivos e frequentes colaboradores da publicação.
Na capital de Rondônia, cinco dias antes, a centésima edição foi apresentada durante um seminário que, entre outros temas, debateu “Crise. Quem perde? E quem ganha?”. Acadêmicos e estudantes de mestrado participaram maciçamente do evento, que teve grande repercussão na imprensa rondoniana.
No Rio de Janeiro, cerca de 150 pessoas prestigiaram o lançamento, realizado na livraria Arlequim, em 28 de maio. Entre os presentes, estavam o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, o vice-presidente nacional do PSB e ex-ministro, Roberto Amaral, o prefeito de Maricá, Quaquá (PT), e o presidente da Ubes, Ismael Cardoso. Na ocasião, o jornalista José Carlos Ruy representou o conselho editorial de Princípios.
De São Paulo,
André Cintra