Sem categoria

Lula dirá que G-8 é ultrapassado e limitado diante da crise

Diante das turbulências econômicas mundiais provocadas por países desenvolvidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classifica que o G8 (grupo das sete economias mais ricas do mundo mais a Rússia) está “ultrapassado” e não é mais capaz de tomar decisõ

“O presidente considera que o fórum do G8 passa por momento de redefinição de seu papel, na medida em que o G20 financeiro ocupou espaço importante no tratamento dos temas da governança global. G8 e G5 são fórmulas pré-crise, e a crise mostrou a necessidade de que se evolua no caminho de novos instrumentos”, explicou o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach.


 


“Um foro das economias mais prósperas é pouco representativo da realidade atual e seus resultados terão necessariamente o alcance limitado. Não se pode, portanto, pensar em enfrentamento dos novos problemas mundiais sem a presença permanente e atuante de países como o Brasil e China, por exemplo”, disse Baumbach.


 


Proteção social 


 


Apontado como um dos líderes da nova governança global, o Brasil defenderá, na primeira reunião da elite financeira mundial após o estouro da crise econômica, “a importância de que as medidas anticíclicas de proteção social, os programas de transferência de renda, de recuperação financeira e de reforço da infraestrutura não sejam privilégio de poucos países”.


 


“Os países em desenvolvimento são os que mais necessitam dos efeitos benéficos daquelas medidas e precisam contar com o auxílio das economias mais ricas. No que tange ao tema da segurança alimentar, o presidente recordará que os mais pobres têm sido os mais afetados pela atual situação econômica, que gerou acréscimo de 10% no contingente de pessoas que passam fome no mundo”, ressaltou o porta-voz.


 


Com agências