Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza lança a Ação Fortaleza em Férias

O início das férias de julho se aproxima e a Prefeitura de Fortaleza preparou uma diversificada programação de cultura e esporte e lazer para turistas e fortalezenses de todas as idades. As secretarias municipais de Cultura, Turismo e Esporte e Lazer, em

No total, serão realizadas mais de 75 atividades de cultura, esporte e lazer, em diversos bairros da Capital. O lançamento da programação esportiva da Ação Fortaleza em Férias 2009 será nesta sexta-feira, 03 de julho, às 14h, na Praça José de Alencar, importante espaço público do Centro que passou recentemente por um processo de requalificação.


 


Nesta sexta, a população poderá conferir uma prévia da programação, que será realizada no período de 03 a 31 de julho. Ao longo da tarde, quem passar pela praça terá diversas atividades à sua disposição, tais como: aula de ginástica e orientação de caminhada, com o programa Academia na Comunidade; modalidades de mesa e tabuleiro, no Salão de Tabuleiro; e um espaço lúdico com muita brincadeira e diversão para a criançada.


 


A expectativa do titular da Secel, Evaldo Lima, é ofertar mais opções de esporte e lazer durante as férias: “A Ação Fortaleza em Férias está pautada na democratização do acesso ao esporte e ao lazer, sendo tratado como direito social e fator de desenvolvimento da população de Fortaleza”. Para Lima, as diversas atividades realizadas em praças, parques e demais espaços públicos fomentam novas relações entre os cidadãos e a cidade. No caso específico da Praça José de Alencar, local do lançamento da programação da Secel, a realização de atividades esportivas e culturais pode ajudar a redefinir as formas de utilização do espaço público. 


 


Requalificação da Praça José de Alencar


 


A Prefeitura Municipal de Fortaleza realizou obras de manutenção na Praça José de Alencar, como a recolocação do piso de pedras portuguesas; uma nova jardinagem, já que o jardim antigo estava danificado por ser utilizado como passagem de pedestres e acesso aos comerciantes que anteriormente vendiam produtos no local; restauro da estátua que dá nome ao logradouro e reimplantação da iluminação. Não há a possibilidade de vendedores informais voltarem a ocupar o espaço da Praça José de Alencar, pois a Guarda Municipal e a Fiscalização de Serviços Urbanos do Município mantêm atualmente equipes24 horas por dia no local, em revezamento por turnos, numa ação conjunta da Guarda municipal e Defesa Civil, Secretaria Executiva Regional II (SER II) e Secretaria Executiva Regional do Centro de Fortaleza (Sercefor).


 


Serviço


 


Lançamento da programação esportiva da Ação Fortaleza em Férias


 


Data: 03 de julho (sexta-feira)


Hor: das 14h às 18h


Local: Praça José de Alencar


 


Fonte: Assessoria de imprensa da Secel