Venezuela no Mercosul: Senado fará última audiência
O Senado continua adiando a decisão sobre o ingresso da Venezuela no Mercosul. A oposição tem usado todos os mecanismo permitidos pelo regimento para evitar a votação. Mas, este semana foi decidido que a última audiência pública para tratar do assunto
Publicado 03/07/2009 14:33
Os oposicionistas – Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Efraim Morais (DEM-PB) solicitaram a presença do governador do Amazonas, Eduardo Braga, o deputado federal de Roraima, Neudo Campos (PP), o ex-ministro de Relações Exteriores do Governo FHC, embaixador Luiz Felipe Lampreia, além do secretário-geral das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, embaixador da Venezuela no Brasil, Julio Garcia Montoya, o ex-prefeito do Município de Chacao, na Venezuela, Leopoldo López, o escritor venezuelano Gustavo Tovar-Arroyo e o professor da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Pio.
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) também sugeriu nomes para a audiência. Ele reafirmou o nome do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães; e acrescentou os nomes do presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul, Darc Costa; e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Luiz Albert Neto.
O diretor do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais da UnB, José Flávio Sombra Saraiva avalia que a Venezuela é o terceiro mercado da América do Sul, um mercado produtor e consumidor importante. E diz ainda que a adesão significa uma oportunidade para ampliação de mercado.
Para o pesquisador, é impossível pensar num processo de integração da América do Sul para os próximos 50 anos sem as economias mais importantes da região: Brasil, Argentina e Venezuela. “É um triângulo estratégico, econômico, muito importante. E a aproximação da Venezuela agrega mais do que retira possibilidades do processo de integração.”
Enquete
A Agência Senado está realizando uma enquete com os internautas sobre o ingresso da Venezuela no Mercosul. Considerado um tema polêmico no Senado, a Agência quer saber a opinião dos seus leitores a respeito. Você é a favor ou contra a adesão da Venezuela ao Mercosul? é tema de enquete.
O pedido de ingresso da Venezuela no Mercosul só será efetivado depois da aprovação do protocolo de adesão pelos parlamentos dos países membros – Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. Os dois primeiros países já aprovaram o pedido venezuelano. O Paraguai ainda não se manifestou.
No caso brasileiro, tanto a Câmara dos Deputados quanto a representação brasileira no Parlamento do Mercosul já aprovaram a Adesão da Venezuela ao Mercosul, assinado em quatro de julho de 2006, em Caracas. A confirmação dessa adesão só depende agora do Senado, que tem protelado a decisão com inúmeras audiências.
Após votação na Comissão, a matéria segue para votação em Plenário. Não há necessidade de sanção presidencial.
De Brasília
Márcia Xavier
Leia também
Venezuela no Mercosul: oposição insiste em adiar decisão
Serviço:
Quem quiser votar na enquete, pode acessar
http://www.senado.gov.br/agencia/default.aspx?mob=0