Venezuela suspende envio de Petróleo a Honduras
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira (03) que suspenderá o envio de hidrocarbonetos a Honduras, como forma de repúdio ao golpe de Estado. Ele informou que um carregamento de combustível, parte do acordo da Petrocaribe, esta
Publicado 03/07/2009 15:32
Um dos impactos que isso irá gerar é o aumento dos preços de petróleo no país. A medida busca pressionar o regime de Honduras para que Manuel Zelaya seja reinstalado na presidência do país, de onde foi deposto por golpe militar domingo (28).
Honduras aderiu ao acordo de Petrocaribe em dezembro de 2007, durante a presidência de Zelaya. Do acordo, criado em 2005, participam vinte países do Caribe e da América Central que recebem cerca de 200 mil barris diários de petróleo da Venezuela por preços abaixo do mercado.
Eleições antecipadas
Chávez também disse que não reconheceria um novo governo em Honduras, caso as eleições previstas para 29 de novembro sejam adiantadas, como sugeriu hoje o presidente interino Roberto Micheletti.
“Não recheceríamos um governo surgido de eleições montadas sobre um golpe de Estado”, disse, colocando em dúvida os resultados de uma eventual eleição “Com tais graus de repressão contra o povo”. “É uma ameça para todos. Estão tratando de abortar o processo constituinte de Honduras”, colocou.
O líder venezuelano acusou a direita norte-americana de estar por trás do golpe de Estado hondurenho. Neste sentido, ele disse que esses grupos estariam desafiando o presidente Barack Obama.
Chávez descartou a possibilidade de o governante estadunidense ter qualquer relação com os fatos ocorruidos em Honduras, mas o convocou a tomar uma posição mais contundente contra o governo instalado naquele país.
Com agências