Sem categoria

Brasil abre embaixada na Coreia Democrática

A Embaixada do Brasil na República Popular Democrática da Coreia (RPDC) já está funcionando desde a última sexta-feira (3), segundo informação do Ministério das Relações Exteriores.

Localizada na capital Pyongyang, a embaixada foi criada pelo decreto 6587, de 29 de setembro de 2008, mas só agora, de fato, foi instalada.



O embaixador, sabatinado em dezembro de 2008 pela Comissão de Relações Exteriores, é Arnaldo Carrilho, que anteriormente era chefe do escritório de representação do Brasil em Ramala, na Palestina. Carrilho já foi cônsul do Brasil em Sidney, na Austrália; e embaixador brasileiro na Tailândia.



Esse processo de abertura do diálogo entre Brasil e RPDC começou há alguns anos, desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, em 2001. É a segunda embaixada na RPDC de um país da América, depois de Cuba.



Em 2002, foi concedida autorização para a Coreia do Norte instalar representação no Brasil, o que ocorreu em 2005, com a abertura da embaixada coreana.



Em 2008, o comércio bilateral do Brasil e Coreia do Norte alcançou US$ 380 milhões. Somente nos primeiros cinco meses de 2009, o Brasil viu suas exportações para a RPDC aumentarem US$ 93 milhões de dólares em relação ao ano anterior — 94% a mais no período.



Leia também: Embaixador aguarda para assumir cargo na Coreia do Norte