CPI`s que provocam doenças
Há fortes indícios de que as Comissões Parlamentes de Inquérito (CPI’s) do Congresso Nacional e da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) têm provocado doenças ao invés de soluções políticas e socia
Publicado 08/07/2009 16:32 | Editado 04/03/2020 16:12
Wallace Souza responde a um processo por quebra de decoro parlamentar que pode levar a cassação do seu mandato. O deputado estadual é acusado pelo ex-policial militar Moacir Jorge Pessoa da Costa “Moa” de chefiar uma quadrilha responsável por vários crimes, dentre eles assassinatos e envolvimentos no tráfico de drogas.
O quadro clínico de Souza piorou, coincidentemente, desde que ele passou a ser convocado para prestar depoimento no parlamento estadual. O ex-deputado estadual e advogado de Wallace, Francisco Balieiro, tentava, até então, impedir o depoimento de seu cliente alegando que a comissão foi constituída com vícios legais.
Apesar disso, Souza compareceu para depor acompanhado de um médico e uma enfermeira particular que, juntamente com o deputado, desceram de uma ambulância da Unimed. O fato foi classificado pelo deputado estadual Luiz Castro (PPS) como um “teatro”.
Igualmente debilitado de saúde esteve o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, quando os membros da CPI da Pedofilia do Senado Federal estiveram no município conhecido por sua grandiosa reserva de gás, para ouvir seu depoimento acerca das acusações que lhe são feitas.
O advogado de Adail esteve ontem, em Brasília, para convencer o presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES), a ouvir seu cliente fora da sala de audiência e sem precisar da escolta da Polícia Federal. Claramente para livrar seu cliente do constrangimento dessa situação. Um dos argumentos utilizado pelo advogado é de que “seu cliente é um homem muito doente” e por isso não pôde prestar depoimento quando a comissão passou por Coari.
Malta o questionou se tratava-se de doença mental. Além disso, afirmou que Adail não estava doente não “quando fez aquelas barbaridades com as crianças de Coari”.
Com o andamento dos trabalhos das CPI´s, a única coisa que já se sabe é que elas têm aumentado o número de pacientes nos hospitais particulares.
De Manaus,
Anderson Bahia
Ouça a rádio Fronteira Vermelha http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm