Sem categoria

IPI tem efeito negativo de 0,03 ponto no IPCA do 1º semestre

As alterações no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de uma série de produtos feitas pelo governo para conter os efeitos da crise global praticamente não tiveram efeito sobre a inflação, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

De acordo com Eulina Nunes, economista do IBGE, se por um lado itens como automóveis novos e usados, seguro de carros e eletrodomésticos tiveram uma contribuição negativa de 0,35 ponto percentual no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no primeiro semestre do ano, itens como cerveja, refrigerantes, bebidas alcoólicas e cigarros, que também tiveram mudanças na alíquota ou na base de cálculo do imposto, somaram uma alta de 0,32 ponto percentual.


 


“O efeito do IPI para a inflação praticamente se anulou. O saldo foi de apenas menos 0,03 ponto percentual”, disse Eulina. Os preços de automóveis novos no primeiro semestre caíram 5,9%, com contribuição negativa de 0,16 ponto percentual para o IPCA do período.


 


Os de automóveis usados declinaram 8,73%, com impacto baixista de 0,13%. Os custos de cigarros saltaram 27% de janeiro a junho, impactando o IPCA para cima em 0,23 ponto percentual. O IPCA acumulou alta de 2,57% no primeiro semestre, abaixo do avanço de 3,64% de igual período de 2008.


 


Com agências