UMES de Chapecó leva debate do fim do vestibular para as escolas


A União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) de Chapecó está cumprindo um calendário de discussões sobre o fim do vestibular. O objetivo das atividades é questionar os estudantes das escolas do município sobre suas

O presidente da UMES, Aldo Spricigo, destaca que o debate será feito em mais de 20 escolas de Chapecó. “O papel da UMES sempre foi debater, discutir questões sobre educação e esse tema que está em pauta atualmente na sociedade, principalmente na mídia, deve ser debatido pela entidade” afirma.


 


Já foram realizados debates no Colégio Estadual Marechal Bormann, no Colégio Estadual Bom Pastor, no Druziana Sartori, entre outros. “Em todos esses colégios os estudantes disseram que não concordam com o modelo tradicional de vestibular e acreditam que deve ser adotado outro modelo de avaliação”, comenta Spricigo.


 


A UMES também discute o novo modelo de avaliação proposto pelo Ministério da Educação, baseado no ENEM UNIFICADO. A direção da entidade entende que essa proposta de avaliação avançou em comparação ao modelo tradicional, porém acredita que poderia ter avançado mais se essa discussão fosse feita previamente com todos os estudantes. “Também há uma grande confusão na cabeça dos estudantes sobre o novo modelo de avaliação e a UMES está cumprindo um importante papel levando informações para as escolas, discutindo diretamente com as bases, ou seja, com a moçada secundarista”, destaca Spricigo.


 


Para a diretora da UMES, Carla Percio, essa é uma campanha nacional pelo fim do vestibular que a União Brasileira dos Estudantes Secundarista (UBES)  está fazendo e a UMES aderiu a campanha.


 


Para estender o debate a esse respeito, apresentando propostas alternativas baseadas na experiência de outros países, a UMES lançará um material informativo, que será distribuído nas escolas de Chapecó, dando seqüência a agenda de discussões.


 


Flávia R. Durgante


Chapecó-SC