Academia Brasileira de Letras elege José Saramago como sócio
O escritor português José Saramago é o mais novo sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras (ABL). Autor de clássicos como Ensaio sobre a Cegueira e O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Saramago foi eleito para ocupar a vaga do e
Publicado 10/07/2009 17:10
“A Academia não elege agora apenas o Prêmio Nobel de Literatura cuja obra já tem o reconhecimento universal — mas também um velho amigo e colaborador”, afirmou o presidente da ABL, Cícero Sandroni. Saramago — que esteve na Academia em novembro de 2008 para o lançamento mundial do seu romance A Viagem do Elefante — obteve 28 votos dos acadêmicos.
O quadro de Sócios Correspondentes da Academia é composto por 20 escritores de diversos países. Entre os atuais membros estão o escritor moçambicano Mia Couto, o ex-presidente português Mário Soares e o professor catedrático Adriano Moreira. A penúltima vaga foi preenchida em 4 de junho, com a eleição do francês Didier Lamaison para o lugar do português António Alçada Baptista.
Único escritor da língua portuguesa a vencer o Nobel de Literatura, Saramago ocupa o lugar deixado pelo francês Maurice Druon, que era membro da Academia Francesa de Letras. Druon foi eleito em 1995 para a cadeira número 16 da Academia, cujo patrono é José Bonifácio de Andrada e Silva.
Da Redação, com informações da Agência Lusa