Homenagem à excelência parlamentar de Vanessa Grazziotin
O jantar de comemoração dos 20 anos de atuação parlamentar da deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB AM) foi marcado pelo amplo reconhecimento de todos os setores da sociedade ao seu trabalho. Mais de 1.200 pessoas foram ao Elegance Festas e
Publicado 12/07/2009 14:05 | Editado 04/03/2020 16:12
Presidente interino do PCdoB nacionalmente, o prefeito de Olinda Renildo Calheiros esteve presente e destacou o valor dado pelos comunistas à atuação de Vanessa. “O nosso partido, PCdoB, tem muita honra em ter uma figura como você nos nossos quadros, representando muito bem o nosso partido e, sobretudo, o povo do amazonas no Congresso Nacional”, disse, referindo-se a “oradora vibrante, combativa e de figura marcante”, como ele definiu a deputada.
Aliado do campo progressista no Amazonas, o governador do Estado Eduardo Braga (PMDB) enfatizou o toque feminino da deputada na luta política e a importância de sua atuação em defesa dos trabaqlhadores, da Zona Franca de Manaus e da Amazônia. “Você tem sido importante porque defende com paixão as suas idéias. E defende com amor aquilo que você acredita. E quem defende com paixão acaba convencendo”, Braga.
“Antes a sua luta era pelo bandejão na universidade e pela democracia no país. Hoje é para quebrarmos o grilhão que aprisiona os nossos filhos da Amazônia a não ter uma perspectiva melhor”, completou Braga, citando a atuação da parlamentar no movimento estudantil.
Companheiro das lutas dos anos de chumbo da Ditadura Militar, o vice-governador Omar Aziz enfatizou a atuação de Vanessa nos movimentos sociais. “A Vanessa tem muito mais de 20 anos de atuação política. Talvez os 9 ou 10 anos que ela atuou politicamente sem mandato tenha sido mais importante para conquistar a democracia que hoje vivemos no nosso país do que com mandato”, disse.
Além desses, diversos dirigentes do movimento sociai vieram prestigiar o evento e saudar a deputada. Dentre tantos presentes, destacam-se o presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Wagner Gomes, o presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos, Hugo Valadares, representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF). Os dois últimos, inclusive, entregaram placas de homenagens a Vanessa como forma de reconhecer sua brilhante e incansável atuação parlamentar em defesa dos trablhadores e trabalhadoras do Brasil.
Os artistas também abrilhantaram o evento. O poeta Thiago de Mello iniciou as falas e, em descrição espontânea e poética, celebrou as duas décadas de atuação parlamentar da deputada por “honrar o direito sagrado do voto” dos amazonenses. O pronunciamento de Thiago de Mello despertou a atenção e o silencio generalizado no local. Zezinho Correa subiu ao palco para cantar as belezas do Amazonas diante de uma platéia que tinha nomes como o do premiado escritor Márcio Souza, do pintor Moacir Andrade, dentre tantos outros.
O palco ficou pequeno para comportar a presença de tantas personalidades que, reunidas a partir da declaração de “eu te amo” do esposo da deputada e secretário de Estado da Produção Rural Eron Bezerra, participaram do ato político.
Vanessa encerrou o ato agradecendo a presença de todos e lembrou da importância, da felicidade e da vibração que teria naquele momento o seu saudoso pai, já falecido,e que durante os anos em que ele acompanhou sua carreira o fez com extrema dedicação e incentivo.
A comunista está em seu terceiro mandato na Câmara Federal e é uma das deputadas mais atuantes do Brasil, segundo a imprensa brasileira, como o fora também nos anos em que recebeu do povo manauense os mandatos de vereadora para a Câmara Municipal de Manaus (CMM).
SFC AM
Ouça a rádio Fronteira Vermelha http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm