PCdoB realizou II Encontro Partido e Juventude

A militância do PCdoB está a todo vapor durante o processo de mobilização para o seu 12º Congresso. No último sábado (11), ocorreu, na Escola Superior de Tecnologia do Amazonas (EST) da Universidade Estadua

A discussão se deu a partir das resoluções do II Encontro Nacional Partido & Juventude, realizado ano passado após as etapas estaduais. O documento pauta a problemática dos jovens no país, resgata o histórico da organização dos jovens comunistas e ressalta os aspectos que fazem com que o PCdoB seja o partido mais influente, dentre todos os outros, na juventude.



 
O presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Hugo Valadares,o enviado da Secretaria Nacional de Formação , Fábio Palácios, que estão em Manaus para participar da 61º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), compareceram ao encontro.



 
Além deles, dirigentes estaduais do PCdoB acompanharam de perto as discussões. A presidente interina do comitê estadual e ex-vereadora, Lúcia Antony, o presidente do comitê municipal de Manaus, Antonio Carlos (Brabo), a secretária de mulheres, Auricélia Conserva, e o membro da comissão política estadual, Luís Carlos, acompanharam a participação de uma platéia majoritariamente feminina e composta por delegados ao 51º Congresso da UNE, além de estudantes secundaristas participantes das mobilizações em defesa da meia passagem no transporte coletivo..



 
“O encontro mostrou o dinamismo do trabalho de juventude aqui no Amazonas por estar em constante renovação” frisou Ricardo Abreu, popularmente conhecido como Alemão. “E os filiados novos, mesmo tendo pouco tempo de militância, mostraram grande capacidade política e qualidade nas intervenções. Me impressionou muito a qualidade dessa renovação”, destacou.



 
O secretário estadual de juventude do PCdoB, Cristiann Barnnad, destacou a participação de novas pessoas e a importância do evento para a conferência estadual do PCdoB, que ocorrerá antes do congresso nacional dos comunistas. “A juventude em si recebeu bem o convite e se fez presente. Mas acredito que a gente vai ter que fortalecer esse debate no processo da conferência porque esse encontro tem o papel apenas de iniciar a mobilização dos jovens para a conferência”, disse. “No primeiro momento está sendo atingido esse objetivo”, concluiu.



 
O documento a partir do qual Alemão fez a sua exposição receberá contribuições durante toda a fase de mobilização ao congresso do PCdoB, ocasião em que será apresentado o texto final que orientará a atuação da militância do partido nessa frente.
 


De Manaus,


Anderson Bahia


 


Ouça a rádio Fronteira Vermelha http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm