Roubini e Shiller dizem que recessão pode se prolongar
A pior recessão econômica desde a Grande Depressão poderá ser prolongada devido aos consumidores continuarem a ver poucos sinais de que as perdas de postos de trabalho e a queda dos preços das casas estão para terminar, consideram os economistas Nouriel R
Publicado 13/07/2009 12:29
“O problema fundamental, como disse Franklin Delano Roosevelt em 1933, é o medo”, sintetizou Shiller, professor da Universidade de Yale, em declarações à agência Bloomberg. A Grande Depressão foi aprofundada por um senso de “perda de confiança ou espírito animal que foi uma profecia auto-realizável. A preocupação é que vamos ter o mesmo tipo de problema a surgir outra vez”, realçou o mesmo economista.
Shiller defende ainda que os EUA precisam de um novo plano de estímulos econômico, porque o primeiro plano de 787 mil milhões de dólares não foi implementado demasiado rápido.
Também o economista Nouriel Roubini, que “previu” a crise financeira em 2006, considera que é necessário maiores apoios para evitar a estagnação, como aconteceu no Japão na década de 90.
Os receios que a economia não está se recuperando após 18 meses de contração pressionou as ações nas últimas quatro semanas, depois de uma subida de 40% desde o passado dia 9 de março. Para Roubini e Shiller é necessária uma melhoria do sentimento dos consumidores antes da economia retomar o cresimento.
Com informações do Jornal de Negócios