Circo da Ciência ensina brincando Física, Química e Astronomia
Compreender experimentos da física e química e fundamentos da astronomia ficou mais fácil. Com o conceito de ensinar brincando, o Circo da Ciência, organizado pela Associação Brasileira de Centros e Muse
Publicado 16/07/2009 11:02 | Editado 04/03/2020 16:12
Em uma exposição interativa de 250 metros quadrados, a tenda apresenta mais de 20 experimentos que contribuem para a compreensão de importantes conceitos da física e da química. “Nosso circo é uma grande atração, principalmente para crianças e jovens que podem aprender mais sobre questões relacionadas ao sistema de labirinto (equilíbrio) de cada pessoa, sistema de reflexão de luz, por meio do caleidoscópio, enfim mostramos de forma lúdica elementos que a ciência nos oferece”, destacou o presidente da ABCMC, Antônio Carlos Pavão.
No espaço, estudantes de escolas públicas de Manaus e participantes da reunião científica puderam experimentar o funcionamento de antenas parabólicas, simulador de antigravidade, o sistema da alavanca de Arquimedes e a cadeira giratória. Além desses experimentos, um planetário com 3,5 metros de altura por 4,5 metros de diâmetro foi montado dentro da tenda, com capacidade para 30 pessoas. No interior dele uma surpreendente exposição de fotos com simulações do sistema solar e a projeção do céu noturno, com as constelações em destaque, que são mostradas em sessões de aproximadamente 40 minutos.
Segundo Pavão, a exposição do Circo da Ciência deve continuar em Manaus pelos próximos três meses, sob a coordenação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “Ainda não temos definido o local para montar a exposição, mas é certo que vai continuar na cidade para abranger um maior número de pessoas e popularizar ainda mais a ciência”, frisou o presidente da ABCMC, que também faz parte da equipe do Museu Espaço da Ciência de Pernambuco, que ganhou o Prêmio José Reis de Divulgação Científica de 2009.
Agecom AM
Ouça a rádio Fronteira Vermelha http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm