Presidente da Accel depõe na CPI do aumento da tarifa de energia elétrica

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do aumento da tarifa de energia elétrica da Assembléia Legislativa colheu, na tarde desta terça-feira (14/07), o depoimento do presidente da Associação Cearense de Consumidores de Energia Elétrica (Accel), Iran Ri

Iran Ribeiro sugeriu à Comissão que solicite de algum jurista parecer sobre a vinculação do contrato de concessão e do contrato de fornecimento de energia da Coelce, entre outros documentos. Em sua explanação, ele pontuou ainda que, nas empresas, mesmo com a queda da produção de bens, o preço da energia continuou subindo. Como solução para isso apenas 20 empresas, no Ceará, deixaram de comprar energia da Coelce e aderiram ao mercado livre do setor.


 


O presidente da Accel explicou que a adesão a esse consumo de energia só é possível para quem tem a carga de consumo igual ou superior a 10.000 kW e atendido em uma tensão igual ou superior a 69 kV. Portanto, “apenas algumas empresas no Estado têm esse privilégio” de escolher um fornecedor alternativo de energia elétrica para suprir suas necessidades. Segundo ele, a energia comprada a R$ 160,00 pela Coelce, no mercado livre custa R$ 35,50. “Nos últimos 12 meses a média foi abaixo de 90 reais”, ressaltou.


 


“Não tenho dúvida de que estou pagando uma tarifa muito maior do que eu poderia pagar”, afirmou Iran, que fez também questionamentos à Aneel no que diz respeito à compra de energia da Coelce.


 


Os trabalhos foram comandados pelo presidente da CPI, deputado João Jaime (PSDB), e pelo relator do colegiado, deputado Lula Morais (PCdoB). Esse foi o último depoimento coletado no primeiro semestre. Os parlamentares enviarão ainda alguns dos documentos apresentados durante a reunião para o governador Cid Gomes. A próxima sabatina acontece no dia 04, onde a Comissão vai receber a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).



Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL