Crianças e adolescentes de Fortaleza fotografam o cotidiano dos seus bairros

Fotografar é uma maneira de desenvolver a arte, por meio do olhar. Foi com o olhar voltado para a comunidade que as crianças de 10 a 12 anos de idade participam do curso ClicaMaravilha, que é gratuito, dirigido às crianças e adolescentes das Comunidades M

O projeto ClicaMaravilha foi selecionado nos Editais da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), categoria Fotografia, para a publicação do livro “As 5 maravilhas”, que registra o olhar das crianças sobre sua comunidade e seus direitos; e ganhou o Prêmio BNB de Cultura em 2006, com o ensaio “MaraviLhATA”.


 


Neste semestre os participantes realizaram uma Exposição “Cortes e Recortes”, retratando imagens do cotidiano das Comunidades Maravilha e dos Cocos com imagens instantâneas, capturadas com câmeras digitais amadoras. O trabalho está exposto no IFOTO – Instituto de Fotografia – Rua Gonçalves Lêdo, 307 – Fone: 3254.6385 até o dia 3 de agosto das 14h às 18h de segunda a sexta-feira.


 


Hoje o ClicaMaravilha conta com novos cursos de pinhole ministrados por ex-alunos, que se tornaram multiplicadores culturais.  Em 2009, sete multiplicadores que ensinam fotografia artesanal para cerca de 160 crianças do Projeto “Casa da Convivência Familiar”.


 


“O olhar desses adolescentes sobre sua própria realidade nos fascina e surpreende, tanto pelo enquadramento e pela qualidade, quanto pela espontaneidade”, analisa Francesca. “Observando as fotos atentamente, podemos aprender muito com os moradores que lutam por uma vida melhor e com as crianças que brincam, aguardando o futuro, ao tempo em que nos convidam a superar diferenças e preconceitos”, finaliza.


 


Entre 2001 e 2008 o ClicaMaravilha participou de vários festivais, tais como o II Festival Vida & Arte (Fortaleza) e o Mercado Cultural Internacional (Salvador de Bahia) em 2005, os Festivais de Fotografia deVERcidade (Fortaleza) em 2005, 2006 e 2007, além de outras exposições na sede do IFOTO, no Centro Cultural Dragão do Mar, no Passeio Público e na Cidade da Criança em Fortaleza. A revista A Rede publicou  várias vezes as fotos realizadas pelos alunos do Clica. Em 2009 o projeto foi convidado para participar do FestFotoPoa (Festival de Fotografia de Porto Alegre) e participa, pela segunda vez, do Encontro de Inclusão Visual (FotoRio), no Rio de Janeiro.


 
Fonte: Agência da Boa Notícia