Cebrapaz protesta contra visita de chanceler israelense
Em nota publicada na quinta-feira (16) em seu site, o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) repudia a visita que o ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, pretende fazer ao Brasil no dia 22
Publicado 17/07/2009 15:16
“Lieberman é um racista declarado. Já defendeu publicamente a utilização de armas químicas e nucleares contra a Faixa de Gaza para 'reduzir o tempo de conflito'”, denuncia a nota.
O chanceler israelense chega ao Brasil, nos dias 21 e 22 deste mês, para preparar a primeira oficial ao país de um presidente de Israel, prevista para novembro deste ano.
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Cebrapaz:
O sionista e terrorista Lieberman não é bem vindo ao Brasil
O Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz) repudia a visita que o ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, pretende fazer ao Brasil no dia 22 de julho.
Lieberman é um racista declarado. Já defendeu publicamente a utilização de armas químicas e nucleares contra a Faixa de Gaza para “reduzir o tempo de conflito”. Propôs afogar os prisioneiros palestinos no Mar Morto, transformar o Irã num aterro com bombardeios, fundou um partido de extrema direita (Yisrael Beitenu) e responde a processo na Justiça por envolvimento com a máfia Russa.
O Brasil é um país democrático, com um povo multirracial, tolerante e avesso às ideologias fundadas em preconceitos, discriminações e racismo. Certo de representar o pensamento e o sentimento das forças e personalidades progressistas e democráticas, o Cebrapaz afirma que Avigdor Lieberman, que se tornou ministro após a vitória da extrema direita em Israel, não é bem vindo ao Brasil.
A intolerância, a discriminação e o fascismo, em suas diferentes tonalidades, formam o caldo de cultura para a opressão nacional, o extremismo reacionário e as guerras.
A defesa da paz e da democracia passa hoje pelo combate sem tréguas às ideologias racistas e seus representantes no plano político. Por esta razão, o Cebrapaz apela ao presidente Lula e ao Itamaraty para que façam gestões diplomáticas no sentido de evitar a vinda do sionista indesejável. Ao mesmo tempo, conclama seus filiados e simpatizantes a participar das manifestações que estão sendo organizadas em repúdio à presença do ministro.
Atenciosamente,
Socorro Gomes
Presidente do Cebrapaz