20ª Fenagri: Maior feira de agricultura do país se inicia em Juazeiro (BA)

Com o tema “De 1989 a 2009 – A sustentabilidade da hortifruticultura irrigada do Vale do São Francisco – Cenários, Desafios e Perspectivas”, a 20ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri pretende constituir-se num marco referencial de n

O Vale do São Francisco é responsável por 42% das exportações de frutas do país; um negócio que movimenta US$ 800 milhões por ano, emprega 240 mil pessoas na região e ocupa 120 mil hectares de terras irrigadas pelo rio São Francisco. Em 2008, o setor apresentou um crescimento de 13,3% nas exportações – Europa, Estados Unidos e Ásia respondem pela maior fatia do mercado comprador -, com especial destaque para a exportação de uvas e mangas, responsáveis por 97% e 95%, respectivamente, das vendas nacionais ao exterior.
 


Para este ano, diante da crise financeira internacional, a expectativa é de leve queda na safra; daí a relevância ainda maior da Fenagri, cujo foco é, justamente, proporcionar a troca de informações e parcerias entre técnicos, exportadores, produtores e instituições financeiras na conquista de novos mercados e na eliminação de barreiras não-tarifárias. “Esta vigésima edição da Feira evidencia todo o potencial da região, além de ser uma demonstração da postura que a classe política deve adotar, de união sem rivalidade, porque podemos ser melhor se trabalharmos juntos”, elogiou o governador Jaques Wagner (PT).
 


A cerimônia de abertura da Fenagri também contou com as presenças da secretária de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Cleusa Bernardo, representando o Ministro José Gomes Temporão; o governador do Piauí, Wellington Dias (PT); representante do governo de Pernambuco; deputados federais e estaduais; secretários de estado e lideres políticos locais.
 


Programação
No dia 16, das 9h às 13h10, a Fenagri será palco da 1ª Conferência sobre Políticas Públicas para Agricultura Irrigada no Semi Árido, com as presenças confirmadas dos ministérios da Fazenda, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, da Integração Nacional, dos Transportes e do Meio Ambiente, e da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Já no dia 17, acontecerá a Rodada de Negócios, das 8 às 18h, com a participação de investidores estrangeiros da Espanha, Holanda e Argentina, e de vários estados do Brasil. “A Rodada de Negócios vai apoiar os empresários e executivos tanto em seus negócios de compra e venda, como na atração de investimentos estrangeiros para a região do Vale do São Francisco, com foco principal no incremento das exportações de frutas”, explicou o presidente do PromoBahia – Centro Internacional de Negócios,  Ricardo Saback, responsável pela coordenação da Rodada em parceria com o Sebrae e o Ibraf.
 


A programação ainda inclui o VI Seminário Internacional da Certificação do Agronegócio para Exportação, dia 18, com explanações de integrantes do Ministério do Comércio Exterior da Holanda, da Associação Global para uma Agricultura Segura e Sustentável, e de organismos de agricultura dos EUA e Argentina. Entre as demais atividades ao longo dos quatro dias da Feira, mini cursos, palestras, oficinas, simpósio, visitas técnicas, demonstrações tecnológicas e serviços de promoção à saúde.
 


A Fenagri funciona das 14h às 20h, no campus III da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, até o dia 18.
 
De Salvador,
Camila Jasmin, com assessoria de comunicação da Fenagri