Talibãs divulgam apelo em vídeo de soldado dos EUA
Os talibãs divulgaram pela primeira vez neste domingo um vídeo do soldado americano capturado no Afeganistão, onde o refém lançou um apelo à retirada das tropas estrangeiras do país, uma mensagem reconhecida por Washington, que denunciou uma operação d
Publicado 19/07/2009 19:45
O Pentágono indicou que se trata do soldado Bowe Bergdahl, de 23 anos. Ele é o primeiro soldado americano capturado pelos talibãs desde o início da intervenção internacional no Afeganistão no fim de 2001.
Os primeiros segundos deste vídeo mostram o jovem nervoso, aparência assustada, com sua identidade confirmada nas placas militares que aparecem na câmera. Em seguida, ele aparece mais calmo, durante a mensagem, mas fica nervoso no fim novamente, com a voz trêmula, principalmente quando fala de sua família. Nesta gravação não há armas nem combatentes armados.
Ele disse ter 23 anos, ser originário do Estado americano de Idaho e ter sido enviado para a base da província de Paktika (sudeste). O Exército americano anunciou em 2 de julho passado que ele havia desaparecido havia três dias de uma base militar desta província, e que sem dúvida havia sido sequestrado por rebeldes. Os talibãs confirmaram em seguida a captura, afirmando ainda que ele estava embriagado quando foi preso.
Fonte: AFP