Barcas S/A é multada em R$ 100 mil

A concessionária Barcas S/A foi multada, no dia 20, em R$ 100 mil, pela paralisação dos serviços na Divisão Sul, que opera as linhas Angra dos Reis–Ilha Grande e Mangaratiba–Ilha Grande, nos dias 19 e 20 de abril deste ano.

Na ocasião, a lancha Itaipu, que à época era a única que operava as linhas, foi retirada de circulação devido a problemas técnicos, ocorridos no dia 19 de abril, às 13h30, quando se preparava para fazer o percurso Angra dos Reis–Ilha Grande, o que acabou gerando o cancelamento de todas as viagens. O serviço só foi normalizado no dia seguinte, às 15h30.



A multa foi aplicada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp).



O conselho diretor da Agetransp entendeu que a concessionária foi responsável pela quebra da continuidade do serviço, pois apesar de o contrato de concessão não prever a existência de uma embarcação reserva para atender os usuários, esta é uma providência necessária para a preservação da qualidade, continuidade, regularidade, eficiência e segurança dos serviços.