Centenas vão às ruas em Teresina no 15° Grito pela Terra

Lutar pela reforma agrária e manter a agricultura familiar. Essas são as principais bandeiras de luta dos trabalhadores rurais do Piauí, que na manhã da última quarta-feira (22) realizaram a 15 edição do Grito pela Terra.

 Centenas de pessoas se concentraram na frente do prédio do Incra, no centro da cidade. Estiveram presentes lideranças de cerca de 140 municípios piauienses.


 


Os trabalhadores apresentaram uma pauta reivindicatória com 60 itens, entre os quais estão elencados a reforma agrária estadual e nacional; regularização das terras, principalmente no cerrado; a entrega de título de posse de terras e assistência técnica para agricultores familiares.


 


Apesar dos avanços dos últimos anos em assentamentos, os trabalhadores reconhecem que a questão ainda gera polêmica e conflito com os donos de terras. Os assentamentos mais conflituosos estão na região Norte do estado. Os municípios da região Sul também registram conflitos entre agricultores.


 


O Grito pela Terra Brasil existe a 44 anos e acontece em todo o país. No Piauí, é organizado pela Fetag com o apoio de entidades ligadas à causa, como a Contag.No ano de 2009, o ato levantou o tema “Por um Piauí sustentável, reforma agrária, agricultura familiar e conservação ambiental”. Da sede do Incra, os manifestantes seguiram pelas principais avenidas da capital, rumo ao palácio de Karnak, sede do governo.


 


 


 


Da Redação


com informações de portais