Goianos participam da Assembléia Nacional do Cebrapaz no Rio

Um ônibus saíra de Goiânia no fim da tarde de hoje (23/07) com 40 passageiros que participarão da Segunda Assembléia Nacional do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – Cebrapaz, no Centro de Convenções Sulamérica no Rio de Janei

Numa reunião realizada na noite desta quinta-feira, 22 de julho, foram definidas estratégias dos goianos na colaboração com o debate sobre a Paz na 2º Assembléia Nacional do Cebrapaz que se realizará na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 26 de julho. Do encontro de ontem tirou-se uma lista de delegados de Goiás que participarão do evento.


 



O objetivo principal do encontro é de consolidar o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – Cebrapaz como um movimento amplo, de caráter antiimperialista, patriótico e defensor da solidariedade entre os povos.



 


Entre os principais temas que serão debatidos na Assembléia, está, entre eles, a profunda crise do sistema capitalista, a contestação da hegemonia norte-americana e a emergência de novos pólos de poder no cenário internacional. O evento também elegerá a nova diretoria do Cebrapaz.



 


Luiz Carlos Orro, presidente estadual do PCdoB de Goiás, agradece o envolvimento e a participação de pessoas e entidades que levarão uma grande delegação ao encontro. Segundo ele, importantes apoios foram imprescindíveis para garantir o deslocamento e a participação da delegação goiana. Luiz Orro também falou sobre a importância dessa participação.



 


“Acredito que será uma experiência marcante na vida de cada pessoa. Lá eles poderão conhecer lideranças importantes do Brasil e estrangeiras que enriquecerá em muito a experiência dos militantes na luta social”, acrescenta o presidente estadual.



 


Ainda de acordo com Luiz Carlos, a delegação goiana vai poder compreender que a luta dos trabalhadores, jovens e mulheres estão interligadas com a luta mais ampla e mais geral que acontece em todo Brasil e também no mundo.


 


 


Programação da 2º Assembléia:


 


 


Dia 24 (sexta feira)


 


– Noite:


Ato político cultural de abertura


 


Dia 25 (Sábado)


 


– Manhã:


Conferência inaugural: ''A luta dos povos em defesa da paz e da soberania nacional''


– Tarde:


Painéis de debate sobre os eixos de atuação do Cebrapaz (simultâneos):
A solidariedade aos povos em luta ao redor do mundo
América Latina – O Continente Rebelde
A luta contra as bases militares estrangeiras e as guerras
A defesa da cultura da paz.


 


Dia 26 (Domingo):


 


– Manhã:


Apresentação e debate dos textos preparatórios à assembléia nacional


 


– Tarde:


 


Aprovação do plano de trabalho
Aprovação da declaração final
Eleição da nova diretoria
Atividade de encerramento


 


 


Para mais informações: cebrapaz@uol.com.br ou (0xx11)3223-3469.


 


 


De Goiânia,
Eliz Brandão