Sem categoria

Reino Unido prende três por envio ilegal de lixo

Três homens foram presos nesta quinta-feira (23) no Reino Unido sob acusação de envolvimento no envio ilegal de 99 contêineres de lixo para o Brasil. Oficiais da Agência Nacional Britânica Contra Crimes Ambientais, com a ajuda da polícia de Wiltshire,

Segundo o porta-voz da Agência Britânica de Meio Ambiente, Stuart Brennan, a identidade dos acusados – assim como a nacionalidade deles – não pode ser divulgada porque a investigação ainda não foi concluída.



“Não podemos divulgar nada mais detalhado sobre os homens por razões legais, mas teremos novas informações em breve”, disse Brennan à Agência Brasil. Segundo nota veiculada no site da agência, os homens têm 24, 28 e 48 anos, respectivamente.



As autoridades britânicas pretendem investigar a carga dos contêineres quando eles voltarem ao Reino Unido. As empresas que enviaram o lixo do Reino Unido para o Brasil concordaram em repatriar os detritos sem cobrar nada de nenhum dos dois governos.



De acordo com a chefe do Departamento de Gerenciamento de Lixo e Resíduos da Agência de Meio Ambiente, Liz Parkes, as prisões de hoje “marcam um significativo processo nas investigações de exportação de lixo ilegal para o Brasil”.



“Não vamos hesitar em processar qualquer companhia ou indíviduo que tenha violado as leis de exportar lixo”, completou.



O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) informou às autoridades da Grã-Bretanha que dentro dos contêineres foram encontradas bolsas de sangue, fraldas descartáveis, seringas, camisinhas usadas e restos de comida.



Nesta quinta-feira, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, esteve no Porto de Santos para acompanhar a vistoria do Ibama e lacrar os contêineres para serem devolvidos ao Reino Unido.



Ministério vai denunciar



Na última terça-feira, o Ministério das Relações Exteriores revelou que denunciará o Reino Unido por tráfico de resíduos perigosos.



A Delegação Permanente do Brasil em Genebra foi instruída a apresentar a denúncia, nos temos da Convenção da Basileia.



Mais de 1,4 mil toneladas de lixo foram exportadas ilegalmente do Reino Unido para o Brasil. A Agência Britânica de Meio Ambiente informou que o material será levado de volta.



A iniciativa de denunciar o Reino Unido, por meio do Itamaraty, atendeu a pedidos do Ministério Público Federal, do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).



Os contêineres, que chegaram em portos brasileiros, deveriam conter material importado por empresas brasileiras.