Livro Cinematógrafo marca os 15 anos da Oficina Cinema-História

Na próxima segunda-feira, 27 de julho, o livro Cinematógrafo. Um Olhar sobre a história, de Jorge Nóvoa – historiador e cientista social, da UFBA, que organizou o livro (juntamente com a socióloga Soleni Fressato) será lançado na programação do primeiro d

O livro conta com um prólogo de Marc Ferro e se divide em três partes principais: I – o Laboratório Teórico; II – Laboratório da re-escrita da história. A Segunda-Guerra e suas representações; III – Laboratórios cruzados. Filmes, memórias e identidades. Representações do pós-guerra. Tem ainda um epílogo escrito por Jorge Nóvoa e Soleni Biscouto Fressato – que introduz a problemática do livro na crise atual – e um Post-Scriptum de Isabelle Veyrat-Mansson que esboça um retrato de Marc Ferro a quem o livro homenageia. Historiador e sociólogo, professor aposentado da École des Hautes Études Sciences Sociales de Paris, a mais prestigiosa instituição francesa das ciências sociais, Marc Ferro é autor de diversos livros e filmes sobre a relação entre o cinema, a história e as sociedades. É considerado o pioneiro dos estudos da relação cinema-história no mundo.


 


O livro marca também os 15 anos da Oficina Cinema-História, grupo de pesquisa sobre a problemática das relações entre o cinema e as sociedades e do cinema para o estudo da história.


 


Serviço:


 


Lançamento do livro Cinematógrafo. Um Olhar sobre a história (EDUFBA e Ed. UNESP)


Quando: 27 de julho, segunda-feira, às18h30


Onde: Teatro Castro Alves