Educação como estratégia de promoção da Justiça Social no Campo

 O Governo do Estado, através das Secretarias de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária – SEARA, e da Educação e Cultura – SEEC, está trazendo para o Rio Grande do Norte o debate em torno da educação como estratégia de promoção da Justiça Social no Campo.

searaconae

Na próxima segunda-feira, 10, será lançada as Conferências Livres de Educação Professora Sônia Paiva, que tem como tema central a Reforma Agrária e Agricultura Familiar: Educação e Trabalho como Estratégia de promoção da Justiça Social no Campo.

O evento acontece na sede da SEARA, e reunirá profissionais da educação da rede estadual e municipais das áreas rurais, Conselho Tutelar, Igrejas, Secretarias municipais e estadual de educação e da agricultura, Ministério Público, rede de Assistências Técnicas e Extensão Rural, EMATER, UNDIME, UFRN, UFERSA, sindicatos da educação e movimentos sociais e sindicais que têm no universo rural o objeto da sua atuação.

A discussão é etapa preparatória da Conferência Nacional de Educação – CONAE, que acontecerá de 23 a 27 de abril de 2010, em Brasília, e visa contribuir na construção de uma proposta de educação que qualifique cidadãos a se relacionarem com o mundo na sua pluralidade a partir do próprio espaço, conscientes das necessidades e das potencialidades do meio rural nas diferentes dimensões.

Serão realizadas Conferências Livres em 27 municípios do Estado com o objetivo de implementar uma política pública de educação inclusiva contextualizada, com acesso, qualidade e respeito à diversidade e especificidades do Campo. “Queremos construir um novo enfoque educacional e um modelo de currículo, formação de professores, gestão educacional e materiais didático-pedagógicos. Portanto, que esse debate seja um esforço de construção que tenha a educação como elemento consolidador do Desenvolvimento Sustentável”, afirma o secretário Canindé de França.

A CONAE é um espaço democrático aberto pelo poder público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Profissionais de Educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada de modo geral, terão em suas mãos a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira.

por Jana Sá, de Natal