Sem categoria

Meirelles: bancos privados devem seguir juros menores

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, afirmou que os bancos públicos tiveram uma importante ação anticíclica no Brasil, com expansão do crédito num momento de crise global. Após palestra em um evento do BC em São Paulo, ele afirmou ainda acreditar que "o setor privado vai voltar a disputar mercado".

Segundo ele, a prática de juros menores adotada pelas instituições públicas deve ser seguida por bancos privados. "Isso deve ser feito dentro de bons critérios prudenciais para evitar crise no futuro", acrescentou. Questionado se as taxas de juros dos empréstimos estariam caindo de maneira não sustentável, Meirelles disse que "não temos esta avaliação no momento".

Na véspera, o Banco do Brasil divulgou resultado trimestral robusto e voltou à liderança no ranking de maiores instituições financeiras por ativos do país. Diante disso, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que os bancos privados deveriam seguir o exemplo do BB ou ficariam "comendo poeira".

Meirelles repetiu que ainda não tomou decisão sobre se será ou não candidato nas eleições de 2010. Na quinta-feira, ele acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a inaugurações em Goiás. O presidente do BC disse que o presidente Lula foi "generoso" ao tecer comentários sobre o trabalho do Banco Central para criar as bases para um crescimento sem inflação.

Com agências