Sem categoria

Diário do Povo lança edição em tibetano

O Diário do Povo, órgão de comunicação do Partido Comunista da China (PCCh), lançou neste sábado uma edição em idioma tibetano. O jornal, a ser administrado conjuntamente pelo Diário do Povo e pelo Diário do Tibete, tem quatro páginas e circulará na Região Autônoma do Tibete, assim como nas áreas de população tibetana nas províncias vizinhas de Sichuan, Yunnan, Qinghai e Gansu.

# jornal tibetano

A notícia foi divulgada em nota do centro editorial do Diário do Povo. O novo periódico será impresso simultaneamente nas cidades tibetanas de Lhasa, Chengdu e Xining. Seu objetivo é "contribuir para o desenvolvimento econômico, o progresso social, a harmonia étnica e a estabilidade do Tibete", conforme diz a nota.

O diário publicará as principais diretrizes do PCCh, as políticas e resoluções do governo central chinês, inclusive políticas étnicas, diz ainda o comunicado.  Este é o primeiro caso de uma versão do Diário do Povo publicada em idioma de uma minoria étnica.

"Todos os exemplares da edição em tibetano do Diário do Povo serão distribuídos gratuitamente nas aldeias, escolas e templos", disse Meng Xiaolin, editor-chefe do Diário do Tibete, que se encarregará do trabalho de tradução, edição e distribuição.

Meng disse que cada aldeia das áreas habitadas por tibetanos ganhará três exemplares gratuitos, enquanto as escolas e os templos receberão dois. No total, 50 mil sexemplares serão distribuidos gratuitamente, dos quais 20 mil apenas no Tibete, disse ele.

O Diário do Povo em mandarim (idioma oficial da China), ou Renmin Ribao, começou a circular em 1948, um ano antes da vitória da Revolução Chinesa. Sua tiragem atual situa-se entre 3 e 4 milhões de exemplares. Desde 1997 possui uma edição na internet, com versões em diversas línguas estrangeiras.

Com informações da agência Xinhua