Sem categoria

Tufão Morakot pode ter matado 500 em Taiwan

A cifra de mortos na ilha de Taiwan durante a passagem do tufão Morakot pode ser superior a 500 vítimas, informou nesta sexta-feira a imprensa chinesa, citando autoridades locais.

Até a data, o número oficial de mortes causadas pelo fenômento meteorológico supera os 120, mas teme-se que haja pelo menos outras 380 vítimas fatais na aldeia de Hsiaolin, próxima do porto de Kaohsiung, no sul da ilha.

As equipes de socorro disseram que há pelo menos umas 170 residências sob a lama em Hsiaolin, e que provavelmente no lugar seja construído no futuro um memorial para as vítimas.

Segundo o chefe de governo de Taipé, Ma Yong-jeou, praticamente não há esperanças de encontrar com vida os que estão sob toneladas de destroços e lama nas zonas montanhosas.

Durante a trajetória do Morakot, os pluviometros chegaram a marcar dois mil milímetros de chuvas, que formaram torrentes de água, barro e rochas em muitas partes da ilha.

Equipes de resgate civis e militares foram até as áreas mais danificadas pelo tufão para trasladar a lugares mais seguros milhares de habitantes que se encontravam ilhados durante os dias da tormenta.

As autoridades locais justificaram a lentidão em chegar com ajuda aos danificados por causa da grande quantidade de pontes destruídas e caminhos bloqueados.