Teresina recebe mostra internacional de vídeo

Teresina recebe pela primeira vez um dos eventos em vídeo mais concorridos no cenário internacional. É a mostra Itinerância Vídeobrasil 2008-2009, que acontece nos dias 19 e 20 na Casa da Cultura de Teresina, com sessões gratuitas sempre às 18h.

Teresina recebe pela primeira vez um dos eventos em vídeo mais concorridos no cenário internacional. É a mostra Itinerância Vídeobrasil 2008-2009, que acontece nos dias 19 e 20 na Casa da Cultura de Teresina, com sessões gratuitas sempre às 18h.

O evento é realizado pelo Grupo Diagonal, o GT História Cultura e Subjetividade (coordenado pelo prof Dr. Edwar de Alencar C. Branco), em parceria com a Fundação Cultural Monsenhor Chaves, realizam, através do SESC-SP e da Associação Cultural Videobrasil. A mostra reúne trabalhos dos artistas premiados no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC Videobrasil (São Paulo, 2007).

Documentário, vídeo-dança, intervenção urbana e videoarte são algumas das linguagens apresentadas nas obras da Itinerância Videobrasil. O programa reúne vídeos realizados nos últimos dois anos na América do Sul, Europa, África, Oriente Médio e Oceania por artistas emergentes ou de trajetória consolidada, como Maurício Dias e Walter Riedweg, Eustáquio Neves e Caetano Dias.

Divididas em dois programas, as obras exemplificam as estratégias que envolvem a linguagem audiovisual na arte contemporânea, como a reinvenção do documentário, a incorporação da imagem-registro nas intervenções urbanas e o recurso do videoensaio na abordagem das transformações sociais e pessoais.

Centro Internacional de referência no campo da arte eletrônica, a Associação Cultura Videobrasil foi criada em 1991 para dar corpo ao trabalho de fomentar, difundir e mapear a produção de sul geopolítico do mundo, trabalho iniciado na década de 80, quase dez anos antes, pelo Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil. Por meio de festivais, mostras, publicações, encontros e seminários, a Associação trabalha para aproximar a arte do sul dos circuitos principais e para alimentar uma teia de conexões que estimulem a reflexão sobre as práticas artísticas contemporâneas e o intercâmbio entre artistas, pesquisadores e público.

Além da Itinerância Vídeobrasil, será lançado no evento o regulamento da II Mostra Diagonal, um evento voltado para a livre exibição de vídeos como um meio de democratizar o audiovisual em Teresina. A mostra não possuir caráter seletivo, e busca mapear as obras produzidas no eixo nacional, incentivando os produtores locais a exibirem seus vídeos e manter um diálogo mais aberto com o cenário videoartístico brasileiro, bem como o lançamento do site “Olhar do Vídeo”. A conferência de abertura será com Durvalino Couto apresentando o bate-papo “Quente é Filmar”.

“Desde 2007 estamos trabalhando na produção de mostras de cinema e vídeo em Teresina juntamente com o GT História, Cultura e Subjetividade na UFPI, pois a produção na cidade, apesar das limitações estruturais ainda existentes, é uma realidade que devemos valorizar e estimular para que seja possível construir uma platéia sólida para consumir, debater e freqüentar os espaços audiovisuais em construção em Teresina seja pelos cineclubes ou iniciativas institucionais. Precisamos construir a cena local, e para isso o público é fundamental, que vem abraçando a idéia e participando tanto como produtor e espectador”, relata Aristides Oliveira, que juntamente com Roniel Sampaio, Meire Fernandes e Francisvaldo Sousa compõem o Grupo Diagonal.