Sem categoria

Estudantes fazem prefeito de Ilhéus recuar em decreto

Uma manifestação que reuniu quase 4 mil pessoas no centro de Ilhéus nesta quinta-feira (19) ez o prefeito receber comissão formada pelo DCE – UESC, representação de associação de moradores, representação sindical e de estudantes secundaristas para debater a política de meio-passe do município.

Neste mês de agosto a população de Ilhéus e principalmente os estudantes tiveram uma amarga surpresa depois do decreto 72/2009 instituído pelo prefeito Newton Lima que limita a meia-passagem estudantil aos dias de aula, ficando proibido o uso do passe aos domingos, feriados e período de férias. Além disso, o decreto exclui os pós-graduandos e estudantes à distância da possibilidade de usar o benefício, conquistado com muita luta pelo movimento estudantil.

Diretor da UBES Hebert Brito lidera manifestação em IlhéusPor conta disso o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (DCE-UESC), a União dos Estudantes da Bahia (UEB), a União dos Estudantes Secundaristas de Ilhéus (UESI), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e diversas entidades sindicais, fizeram várias reuniões para organizar uma grande mobilização que culminou em uma manifestação na última quinta-feira (19/8), que além do ato na porta da UESC, houve passeata de milhares de estudantes e trabalhadores liderados pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), pelo DCE-UESC e pela UEB. A manifestação durou toda a manhã e a principal reivindicação foi pela revogação imediata do decreto, além da ampliação da cota de passes por estudante.

Comissão faz prefeito recuar

Uma manifestação que reuniu quase 4 mil pessoas no centro de Ilhéus fez o prefeito receber comissão formada pelo DCE-UESC, representação de associação de moradores, representação sindical e de estudantes secundaristas. Depois de muita pressão e negociação o prefeito resolveu voltar atrás e revogar o decreto, além de garantir a ampliação para 80 passes para cada estudante.

Portanto, os estudantes nas ruas mais uma vez mostraram a força do movimento estudantil e essa vitória nos dá mais fôlego para avançar em outras conquistas ainda muito necessárias principalmente o combate aos monopólios de empresas de transporte de nossa região.

Por Héllade Guimarães, diretora da UEB