Sem categoria

Coreia do Norte lamenta morte de sul-coreano pró-reunificação

Kim Jong-il, dirigente da República Popular Democrática da Coreia, lamentou nesta terça-feira a morte de Kim Dae-jung, ex-presidente da República da Coreia, ~informou a agência norte-coreana KCNA.

"Após ouvir a triste notícia de falecimento do o ex-presidente Kim Dae-jung, desejo expressar os pêsames à senhora Ri Hui Ho e demais membros de sua família", disse o líder norte-coreano em uma mensagem de condolências endereçada à família de Kim Dae-jung.

"Embora, para nossa tristeza, tenha falecido, os feitos obtidos por ele em relação à reconciliação nacional e o seu desejo de realizar a reunificação permanecerão para sempre na nossa memória", agregou.

Kim Dae-jung, de 85 anos, morreu vítima de pneumonia no início da terça-feira (18). Empossado em 1998, ele serviu como presidente por cinco anos, período em que encontrou, pela primeira vez desde o armistício da Guerra da Coreia, o presidente da RPDC, Kim Jong-il.

Além disso, Kim também foi premiado com o Nobel da Paz por sua "eterna" luta pela democracia e pelos esforços em pról da reconciliação da Península Coreana.

Fonte: Daily China