Inácio Arruda defende entrada da Venezuela no Mercosul

Ao discursar no Senado nesta quarta-feira (19), o senador Inácio Arruda relatou estudo realizado pela Câmara de Comércio da Indústria Brasil Venezuela que demonstra a importância econômica daquele país para o Brasil e para a América do Sul.

Defendendo a entrada da Venezuela no Mercosul, ele informou o crescimento das transações comerciais venezuelanas com o Brasil, a região Nordeste e o Ceará. A Venezuela foi o 7º país que mais recebeu exportações brasileiras em 2008, totalizando mais de 5 bilhões de dólares, valor superior ao de países como a Rússia e a França. No período entre 2000 e 2008, a Venezuela aparece como um mercado em crescimento para os produtos da região Nordeste, já que neste intervalo de tempo as vendas para o país latino-americano cresceram 832%.

Já as exportações do Ceará para aquele país totalizaram cerca de US$ 37 milhões em 2008, crescimento de mais de 600% em relação ao ano 2000: “Esses dados são importantes para reforçarmos a nossa posição em defesa da integração. O movimento de importação e exportação do estado do Ceará com a Venezuela é muito significativo para que os Estados do Nordeste se sintam absolutamente integrados ao Mercosul”, explicou o Senador.

Inácio acrescentou que o estado do Ceará também tem significativos índices de importação de produtos venezuelanos, sendo o 22º país de onde o Ceará mais importou no primeiro semestre deste ano. O saldo da balança comercial do Ceará em relação à Venezuela foi positivo, quase comparativamente igual ao do Brasil com a Venezuela, fechando em US$7.617 milhões.

Após relatar os dados, Inácio pediu que os senadores tratem o assunto do ingresso da Venezuela ao Mercosul com atenção pois, em breve, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) deve apreciar a adesão daquele país ao Mercado Comum do Sul.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda