Sem categoria

Novos detalhes sobre torturas praticadas pela CIA vem à tona

O Departamento de Justiça estadunidense revelou nesta terça-feira (25) novos detalhes sobre os abusos e torturas cometidos nas prisões secretas da Agência Central de Inteligência (CIA), destacou o diário novaiorquino The New York Times.

Embora o relatório desclassificado apresente amplas áreas omitidas com tinta preta, para evitar seu uso público, foi revelado que os oficiais do serviço secreto torturaram os réus, ameaçaram de morte e estupro seus familiares.

Holder nomeou o procurador especial John Durham, cuja tarefa se limitará a avaliar se as acusações podem ser mantidas contra os agentes da CIA que excederam as ordens para que conduzissem interrogatórios após os ataques de 11 de Setembro.

A divulgação na segunda-feira de um relatório do inspetor-geral da CIA, datado de 2004, deu aos norte-americanos uma visão mais detalhada sobre o programa de interrogatórios secretos da Central de Inteligência Americana durante o governo de George W. Bush.

A revisão dos abusos e torturas será o mais explosivo dos casos abertos pelo Departamento de Justiça desde a chegada de Holder, que até agora defendia manter em silêncio as irregularidades cometidas durante a administração Bush.

O secretário compartilha a ideia do presidente Barack Obama de evitar disputas com os republicanos e agências do governo sobre as políticas de Bush, mas assinalou que a informação obtida era "de tal gravidade", que não viu outra alternativa.

Organizações de defesa dos Direitos Humanos protestam contra a possibilidade de que o campo de investigação se limite aos interrogadores.

A ACLU, organização de defesa das liberdades civis, exige "uma investigação completa sobre a tortura de prisioneiros e sobre aqueles que a autorizaram".

Para a controversa Human Rights Watch, "qualquer investigação concentrada nos 'interrogadores solitários' que agiram sem qualquer autorização oficial, sem incluir as autoridades políticas e todo o programa (de interrogatórios) da CIA, perderia a credibilidade".

Vários aliados democratas de Barack Obama no Congresso, embora tenham saudado a medida, pedem também o aumento do campo de investigação.

Eles querem que seja criada uma "comissão independente, além dos segmentos partidários", encarregada de investigar todo o programa de interrogatórios da CIA e de julgar, eventualmente, "aqueles que, no mais alto nível, autorizaram e ordenaram" a tortura.

Leia também: Dossiê da CIA abre técnicas de tortura contra "terroristas"