João Ricardo assume PROCON/Fortaleza

A solenidade que aconteceu na manhã desta segunda-feira (31 de agosto) no Ginásio Paulo Sarasate reuniu colegas advogados, representantes da Prefeitura de Fortaleza, Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, procuradores, defensores públicos e camaradas do PCdoB.

Posse João Ricardo

Todos os presentes que prestigiaram a posse de João Ricardo Franco Vieira no cargo de Secretário Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON/Fortaleza) foram unânimes: o defensor público é uma pessoa extremamente qualificada e comprometida para assumir a pasta. Durante os 15 anos em que atuou na Defensoria Pública do Estado, João Ricardo sempre esteve ligado às necessidades do povo.

Foram muitas as manifestações de felicitações pela nova gestão do PROCON/Fortaleza. Representando a prefeita Luizianne Lins, o secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Professor Evaldo Lima, destacou a política qualificada, solidária e fraterna que sempre viu na atuação de João Ricardo. “Neste momento em que o PCdoB discute um Novo Programa Nacional de Desenvolvimento para o Brasil, enfrentamos grandes desafios para conduzir os rumos desta metrópole que já é a 4ª maior do país. A chegada de João Ricardo nesta administração vai torná-la ainda mais democrática, não tenho dúvidas”, afirmou Evaldo Lima.

“A trajetória de João Ricardo sempre foi pautada pelo compromisso com a causa dos direitos humanos, antes na Defensoria Pública e hoje na Defesa do Consumidor de Fortaleza”, afirmou Hélio Leitão, presidente da OAB/CE. Relator da Lei que criou a Secretaria, ainda na administração do ex-prefeito Juraci Magalhães, o deputado estadual Lula Morais destacou que “foi na gestão de Luizianne Lins que a lei saiu do papel e foi implementada de fato. João Ricardo é um nome forte para conduzir esta pasta pois sempre esteve atento às causas populares”, reforçou o parlamentar comunista.

Eliana Gomes destacou o desafio que o novo secretário terá pela frente. “É preciso esclarecer as pessoas sobre os seus direitos. Os mandatos do PCdoB sempre tiveram forte ligação com a defesa do consumidor. Inácio Arruda, Chico Lopes e Lula Morais são exemplos disso. Ter João Ricardo assumindo esta secretaria nos dá a certeza de que os direitos do cidadão serão preservados”, confirmou a vereadora.

O presidente estadual do PCdoB/CE, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, também esteve presente na solenidade e destacou o empenho de João Ricardo de conhecer bem as necessidades do povo. “Agora ele as verá por outro ângulo”, ressaltou o dirigente que convidou os presentes a participarem do processo de construção do 12º Congresso do PCdoB e também das homenagens a Bergson Gurjão, ex-guerrilheiro cearense e militante comunista morto em combate na Guerrilha do Araguaia. George Valentim, prefeito de Maranguape, parabenizou pela escolha de João Ricardo para assumir o PROCON/Fortaleza afirmando que “tão difícil quanto exercer, é escolher. Hoje nós administramos a 8ª maior cidade do Ceará e conhecemos de perto as necessidades do povo. Desejamos todo o sucesso neste novo desafio”, destacou.

Emocionado com tantas declarações de apoio, João Ricardo afirmou que reconhece “o tamanho da responsabilidade de assumir secretaria tão importante”. Destacando a dificuldade em relação aos recursos, o novo secretário não se intimidou. “A Defesa do Consumidor é, em sua essência, a luta contra o poder econômico. Durante 15 anos, atuei na Defensoria Pública e, neste período, grande parte das reclamações da população era sobre Defesa do Consumidor. Se antes atuava no varejo, agora irei trabalhar no atacado”, comparou.

Destacando a atuação da ex-secretária Isabel Lopes que conseguiu dar uma boa estrutura para a secretaria, João Ricardo enfatizou: “Ela conseguiu tirar o PROCON de uma sala e hoje temos uma secretaria bem estruturada. Além disso, a Dra. Isabel implantou uma gestão humana tanto para os usuários quanto para os funcionários do órgão”. O secretário ressaltou, porém, que agora existem outros desafios a serem conquistados. “A criação do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, previsto em lei, é um deles e ainda permanece no papel. Queremos avançar no trabalho que já foi feito”, enfatizou.

João Ricardo citou como exemplo de desrespeito o que planos de saúde fazem com os idosos e também como os supermercados, que disponibilizam poucos caixas, expõem os clientes a filas demoradas. “Estas são apenas algumas ideias que já temos. Buscaremos levar nossa experiência para este novo projeto. Estarei do lado onde sempre estive: do lado do povo”, finalizou.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Fotos: Carlos Alves