Entusiasmo e unidade marcam Congresso da CTB Paraná

Foi realizado nesta quarta-feira, 02 de setembro, em Curitiba, o 2º Congresso Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Paraná.

ctbpr - Ivanovick

A central, que tem pouco mais de dois anos de vida, já ultrapassou a marca de 600 sindicatos filiados no país, representando mais de 7% dos trabalhadores. O Congresso da entidade no Paraná completou a etapa estadual do processo congressual, que foi realizado em todos os estados do País.

A mesa abertura foi coordenada pelo Presidente da CTB PR, José Agnaldo Pereira e secretariada pelo dirigente estadual da CTB, Zenir Teixeira. José Agnaldo fez a saudação inicial aos presentes relatando a trajetória e o crescimento da CTB. Também fez referência ao fato histórico que representou a apresentação do marco regulatório do petróleo do pré-sal, feita pelo Presidente Lula.

Em seguida, o presidente da CGTB-PR, Juvenal Pedro Cim, fez a saudação dizendo que a CTB e CGTB têm programas basicamente iguais, ambas defendem a unicidade sindical. Falou também da importância da unidade nas lutas que todas as centrais sindicais têm encaminhado. “O Fórum das centrais pode sinalizar para no futuro termos uma unificação”, completou.

Clementino Vieira, fez a saudação em nome da Força Sindical, e aproveitou para convidar os dirigentes da CTB para o congresso estadual da Força, nos dias 20 e 21 próximos. Clementino também ressaltou a importância da unidade das centrais, dizendo que “o medo do empresariado é a unidade das centrais sindicais; só tivemos grandes avanços quando tivemos unidade na luta”. Ele também falou do apreço da direção da Força pelos dirigentes da CTB.

Milton Alves, presidente estadual e membro do comitê central do PCdoB, fez a saudação dizendo que a luta dos trabalhadores é a luta do PCdoB. Ele também ressaltou a importância do marco regulatório do petróleo do pré-sal, como um novo salto cilivizacional, comparando com a consolidação dos direitos dos trabalhadores na era Vargas.

Rafael Clabonde, presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) fez a saudação aos presentes dizendo que os estudantes, historicamente estão juntos, nas mesmas lutas que os trabalhadores. Ressaltou que a UPES se sente honrada de aqui participando do congresso da CTB. Para finalizar, Clabonde disse que os avanços conquistados recentemente pelos trabalhadores estarão em xeque na disputa presidencial de 2010. “Nosso desafio e barrar o retorno do neoliberalismo” completou.

Núncio Manalla, saudou os presentes representando a Secretaria Estadual do Trabalho e o Governo do Estado. Disse que o Governador Requião irá pedir aos deputados federais do Paraná para que votem a favor da emenda da redução da jornada de trabalho. Também falou da crise capitalista e de como as empresas se aproveitaram para demitir e reduzir salários através da rotatividade.

Paulo Roberto, falou representando os mais de 20 vereadores eleitos no Estado na base da FETAEP. Paulo falou da luta dos trabalhadores agrícolas, do corte de cana, da agricultura familiar, e também a luta política nos municípios. Falou também da concentração da renda, que “a minoria rica tem ampla maioria no congresso, e isso prejudica a luta dos trabalhadores”.

Elza Campos, dirigente da CTB e Coordenadora da União Brasileira de Mulheres, fez uma saudação especial às mulheres trabalhadoras. Ressaltou que a CTB Paraná tem grandes contingentes femininos e que a central já nasce com a compreensão de gênero e incorpora o feminino no nome. Elza também ressaltou que “a riqueza do pré-sal em mãos do Estado e do povo será instrumento para garantir o futuro do país, temos que estar nessa luta”.

O presidente da FETIEP, Luiz Gin, cumprimentou os presentes e falou da trajetória de crescimento da CTB, que chega ao 2º Congresso disputando o posto de terceira maior central sindical do Brasil. Gin conclamou centrais, federações e confederações de todo o país que começassem a construir ENCLATs regionais, para debater bandeiras unificadas e pressionar os partidos e candidatos nas próximas eleições.

O presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Paraná e vice-presidente da CTB-PR, Ademir Mueller, fez sua saudação falando que, ao ingressar na CTB pode participar da união das lutas dos trabalhadores do campo e da cidade, e perceber como cada umpode aprender com a realidade do outro. Lembrou que, no ultimo congresso da CONTAG, a CTB ajudou a fazer o resgate da CONTAG. “A união campo-cidade foi muito boa pra nos todos. “Vamos participar do congresso nacional da CTB, porque queremos contribuir com as resoluções da CTB e influenciar nas políticas publicas voltadas ao campo.” Completou.

Rogério Kormann, representando a UGT, saudou os presentes, falou da importância da unidade da luta dos trabalhadores e colocou em debate a independência do Brasil.

Ricardo Gomyde, recém empossado na Assessoria Especial do Ministério do Esporte, saudou os presentes se colocando a disposição da CTB e dos trabalhadores. “Aqui na CTB me sinto em casa. “Acompanhei desde a fundação dessa central combativa e é muito bom poder contar com a força dos trabalhadores na luta por um país mais justo”, completou.

Por último, falou o dirigente nacional da CTB, José Batista Lemos. Ele afirmou que pediu para vir representar a direção nacional da central nesse congresso, pela sua ligação com a luta dos trabalhadores do Paraná e pela importância do Estado na fundação da CTB. Lembrou dos debates iniciais sobre a construção de uma nova central, democrática, classista e de luta. “Não queremos que os trabalhadores sejam figurantes no cenário brasileiro, temos que ser protagonistas na transformação, temos que estar na direção do rumo do país. Nós produzimos a riqueza, temos que ditar o rumo de nosso país.” Acrescentou que, para a classe operária jogar papel de protagonismo, tem que estar unida, “por isso lançamos a idéia de uma nova CONCLAT, pra realizar na pratica essa união, tirar uma plataforma comum.”

Os debates do 2º Congresso da CTB se estenderam pelo dia. Ao final, eleita uma nova direção estadual para a entidade, bem como os delegados para o 2º Congresso Nacional da CTB, que será em São Paulo no fim de setembro. As resoluções do congresso, a composição da nova direção e a lista dos delegados ao congresso nacional da CTB serão publicados em seguida.

Vaja no link abaixo, várias fotos do Congresso da CTB PR.

2o Congresso CTB estadual

De Curitiba, Ivanovick, com informações de Paulo A. Nitsche