Vestibular 2010 na UFRJ sem taxa de inscrição
No caminho para democratizar o acesso ao ensino superior público, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou que não cobrará taxa de inscrição para o vestibular 2010.
Publicado 02/09/2009 21:51 | Editado 04/03/2020 17:04
A gratuidade será ainda um facilitador para os alunos com renda mais baixa. Segundo os dados do vestibular 2009 divulgados pela UFRJ, mais de 46% dos vestibulandos tinham renda familiar de até cinco salários mínimos, sendo 4,59% com até um salário.
Segundo a presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ), Flávia Calé, a isenção do vestibular é um importante instrumento de democratização do acesso à universidade, favorecendo os estudantes de menor poder aquisitivo. “Nos anos 90, o ensino superior público passou por um processo de estrangulamento”, afirma Calé, completando que hoje os investimentos estão crescendo, proporcionando um aumento no número de vagas e a abertura de cursos noturnos.
Por outro lado, a presidente da UEE-RJ diz que é preciso implementar a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas. Segundo ela, uma medida necessária para democratizar a universidade.
Concurso
O concurso utilizará o Enem como fase eliminatória. Novos cursos também serão oferecidos, abrindo mais 684 vagas – são 8.274 no total. Inscrições serão feitas exclusivamente pela página: www.acessograduacao.ufrj.br, onde o edital está publicado, entre 1º e 23 de outubro e só poderá participar quem fizer o Enem, marcado para 3 e 4 desse mesmo mês.
Para a segunda fase – após a participação no Enem –, a UFRJ convocará um número de candidatos igual a quatro vezes o total de vagas para cada opção de curso. Os alunos ainda podem escolher até três opções dentro do mesmo grupo de conhecimento. O resultado será divulgado até 19 de fevereiro.
Além do Enem, as novidades do vestibular da UFRJ são os novos cursos, entre os quais Biotecnologia, na faculdade de Ciências Biológicas, e Nanotecnologia, na Engenharia Nuclear, ambos oferecidos no campus Xerém, em Duque de Caxias. Engenharia.