BA: Ney Campello, do PCdoB, assume secretaria para Copa de 2014
Planejar e articular as ações para a Copa, a partir da integração entre as diversas esferas do governo e com as prefeituras é a vertente principal de atuação da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa 2014 – Secopa, criada por decreto oficial do governador Jaques Wagner. “A Copa é multidisciplinar e carece de uma estrutura leve que articule todas as demais”, justificou amparado no dispositivo legal que prevê a criação de secretarias especiais para assuntos específicos.
Publicado 10/09/2009 18:54 | Editado 04/03/2020 16:20
À frente da Secopa, o doutor em Administração Pública pela Universidade Complutense de Madri, bacharel em Direito e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Ney Campello. “Numa preparação de Copa do Mundo, se a gente não enxerga apenas como um evento esportivo, mas também como um veículo de transformação social e de formação de valores, a minha sensibilidade como educador contribui para que a gente articule essa dimensão esportiva e de divulgação da cidade como destino internacional, também com essa outra vertente da formação da cidadania, da redução das desigualdades e da valorização do esporte escolar”, destacou ele durante a cerimônia de posse na Governadoria, nesta quinta-feira (10/9).
Vereador de Salvador por uma legislatura e ex-secretário municipal de Educação, Campello foi indicação do PCdoB, partido da base aliada de Wagner. “Ney é um quadro experiente do partido que tem um currículo especial com relação à gestão publica, tem experiência na área de educação, é professor e tem um perfil jovem e dinâmico; muito apropriado para o tipo de missão que ele recebeu de organizar, promover e construir a Copa de 2014 em nossa cidade”, justifica o presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza.
Secopa multi e interdisciplinar
Turismo, capacitação da rede hoteleira, infra-estrutura e mobilidade urbana despontam na linha de frente entre as áreas abarcadas por um projeto do porte de uma Copa do Mundo. “A Copa é uma grande chance de promoção do Brasil, então destinos turísticos, sítios históricos e tradições culturais tem grande visibilidade. Ao mesmo tempo, é uma chance de estimular o desenvolvimento na medida em que prevê investimentos em infra-estrutura”, avalia o ministro dos Esportes, Orlando Silva, colega de agremiação do novo secretário. No próximo dia 21, inclusive, o ministro se reúne em Brasília com representantes do Governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador para discutir investimentos em mobilidade urbana para qualificar o sistema de transporte do estado. “O presidente Lula já autorizou uma linha de R$ 5 bilhões para financiamento de mobilidade urbana”, adiantou Silva.
A previsão de investimentos para o estado inclui a construção do novo estacionamento no Aeroporto Internacional de Salvador e da segunda pista de pousos e decolagem; e a construção de um terminal turístico qualificado para o Porto de Salvador, que possa servir como ponto de ancoradouro de navios para hospedagem temporária. “Também vamos apresentar o modelo de financiamento que o Governo Federal, através do BNDES, pretende realizar para a Copa. Então, eu creio que será a chance de estimular a geração de emprego e o desenvolvimento do Estado”, reiterou o ministro.
O projeto da nova Arena Esportiva da capital, a cargo da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, também está na pauta da reunião. A Setre tem até o dia 31 de dezembro para definir a empresa responsável pela construção, operação e manutenção do novo estádio, além da demolição da antiga Fonte Nova. “Terminamos ontem o processo de consulta do edital da PPP – Parceria Público-Privada que será lançado até o final deste mês e estamos confiantes de que ele é competitivo no sentido de atrair vários candidatos”, aposta o secretário, Nilton Vasconcelos, que, ao lado de Orlando Silva, também prestigiou a posse.
A cerimônia reuniu ainda outras lideranças importantes do Partido Comunista, a exemplo do deputado federal Daniel Almeida, a deputada federal Alice Portugal, o deputado estadual Álvaro Gomes e a prefeita de São Sebastião do Passé, Tânia Portugal, além do presidente Péricles de Souza. O presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT); o Procurador Geral de Justiça do Estado, Lidivaldo Britto; e o superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato “Bobô”, também estiveram presentes; entre outras autoridades.
Veja o vídeo da posse:
De Salvador,
Camila Jasmin