Deth Haak: Independência de quê???

Poesia

Dependentes de melhor renda distribuída, 30% da população abaixo da linha de pobreza, dependentes da Educação que incide a precariedade mais que perversa aos mais pobres, dependentes de saúde que não consegue atender com qualidade e dignidade uma grande parte da população, que muitas vezes não tem condições sequer de marcar uma consulta ou quando consegue em muitos casos demora meses para sua efetivação, mas dependentes…

Da cega justiça extremamente morosa e de difícil acesso para os mais pobres, aplicando penas aos ladrões de galinha e absolvendo os saqueadores do erário publico, com defensorias públicas ainda bastante insuficientes e com inúmeros privilégios para quem tem dinheiro…

Benjor cantou:
“Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)…

Rolf Haak já dizia: Venham para o Rio de Janeiro no CARNAVAL, não tem violência, todos estão solidários nos barracões das escolas de samba. “Povo patriota" durante a Copa do Mundo! Mata e morrem nos estádios de futebol. Conta a fábula, que na criação do mundo quando os anjos interpelaram o criador por tanta beleza e fartura colocada no Brasil, o Pai falou: Calma: vocês irão ver o Povo que o habitará…

O Brasil se tornou Independente e o povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da "INDEPENDÊNCIA !" A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi à camada que mais se beneficiou. E continua se beneficiando, basta rever os sobrenomes que ocupam os quadros do Senado Federal, Congresso Nacional, Governo nas Capitais…

Os grandes latifundiários decidindo os destinos da nação, não mudaram nada! “Temo no próximo ano, dia Sete de Setembro dia da Independência do Brasil ,não nas margens do Ipiranga, mais daqui do Rio Grande do Norte cotovelo do Brasil, na linha do equador ter que voltar a gritar, não como D. Pedro I, Independência ou morte, pois o meu povo, já morre de fome e de sede, e sim como brasileira” Acorda Brasil!

Independência, de que????

P essoal, não é lorota o que escrevo!
A atividade política que presumo
T ece o vilipêndio no aparentar coeso;
R azão intrínseca no ser humano:
I ludir as partes, na premissa que vejo
A queles que nos humilha até no sono…

A A natureza disfarçada de muitos
M olda os formatos da realidade,
A fetando a memória dos ilusos
D imanando a burrocracia é verdade;
A narquistas, a conduzir os exclusos!

B rava gente, prenhe de mistérios
R eaja a desigualdade que nos assola
A rquitetemos o extermínio dos deletérios
S urrupiadores, que ao Povo doa esmola;
I mpunes das leis, que em seus ministérios
L aminam a espada de Dâmocles!

por Deth Haak
“A Poetisa dos Ventos”
Sociedade dos Poetas Vivos e Afins-RN
Cônsul Poeta Del Mundo – RN
Embaixadora Universal da Paz