Sem categoria

Guatemala: "Fome se deve à falta de organização política"

O vice-presidente da Guatemala, Rafael Espada, assegurou nesta segunda-feira (14) que a situação de fome em seu país é devida à falta de organização política nos últimos 50 anos. Ele prevê que, em 90 dias, estará resolvida a parte mais crítica do problema. 

Em entrevista à Telesur, o governante explicou que a fome tem sido por muitos anos “um problema estrutural do Estado, que deve tomar-se como tal, e que nós tomamos como tal”.

Ele agrega que os governos anteriores não s e preocuparam em crair mecanismos estruturais para produzir comida, problema que se agravou na gestão de Álvaro Colom por conta vda seca que assola a nação.

Espada informou que dentro de 90 dias estará solucionado a parte mais aguda da questão, após a declaração, por parte do governo, de Estado de calamidade, oferecendo comida aos maispobres e “trabalhando ativamente no desenvolvimento da agricultura”.

Sobre as possíveis soluções a médio prazo. O vice-presidente explica que se deve reestruturar todo o sistema de agricultura do país, viciado há 50 anos, e fazer uma reforma fiscal que não significa necessariamente um aumento de impostos.

A respeito da ajuda internacional recebida, ele agradeceu a disposição de outros países de cooperar. “Nos têm ajudado mitíssimo, oferecendo ajuda econômica”, expressou o vice-presidente, ressaltando que, porém, se não houver “uma estrutura bem organizada, este apoio não nos ajudará a superar a crise”.

Ele estimou que, dentro de dois ou três anos, se conquistará essa reorganização do sistema alimentar na Guatemala e afirmou que o governo seguirá batalhando para que uma situação como a atual não volte a se repetir.

Fonte: Telesur